Agricultura e Pecuária
Cadastramento e Certificação > Reforma Agrária
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DAP
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Última Modificação: 18/03/2024
O que é
[Mais informações sobre a DAP](https://www.gov.br/../../agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/dap).
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Solicitar a DAP
A DAP deve ser solicitada em uma entidade ou empresa de assistência técnica credenciada pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Pode ser requerido também nos sindicatos de trabalhadores rurais, nas associações de agricultores familiares, nas associações e colônias de pescadores e aquicultores credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No caso de beneficiários da reforma, a DAP pode ser solicitada também em uma unidade do Incra.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: presencial
- Descrição: [Nas unidades do Incra;](https://www.gov.br/../../incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais)
Nos sindicatos de trabalhadores rurais;
Nas associações de agricultores familiares;
Nas empresas de assistência técnica;
Nas associações e colônias de pescadores credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
[Consulte a lista dos órgãos e entidades autorizados a emitir DAP por Município.](http://smap4.mda.gov.br/ConsultaCED/Interfaces/FormPesquisaPorRegiao)
DOCUMENTAÇÃO
- Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos membros da família, certidão de casamento ou declaração de união estável, se for o caso
Um documento que comprove o uso o da terra.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
20 dias-uteis
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança;
Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Pessoas com deficiência;
Idosos (idade igual ou maior que 60 anos);
Grávidas;
Mulheres que ainda estão amamentando;
Pessoas com crianças de colo;
Obesos.