Saúde e Vigilância Sanitária
Fiscalização > Planos de Saúde
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Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Alteração de dados com o envio da documentação comprobatória
Alteração de dados cadastrais, com o envio da devida documentação comprobatória das alterações e/ou das atualizações, bem como o comprovante do pagamento da Taxa de Alteração de Dados da Operadora (TAO), quando cabível, por meio do sistema CADOP, acessado pelo Portal Operadoras.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: A comunicação é feita pelo CADOP Operadoras, acessado pelo Portal Operadoras: [https://www2.ans.gov.br/ans-idp/](https://www2.ans.gov.br/ans-idp/ “CADOP Operadoras, acessado pelo Portal Operadoras”)[
](https://www2.ans.gov.br/ans-idp/)
DOCUMENTAÇÃO
- É necessário o envio de qualquer documento que comprove a alteração, como, por exemplo: na alteração de administradores, deve ser enviado o documento que elegeu, indicou ou designou os administradores, devidamente registrado no órgão competente.
CUSTOS
- Taxa de Alteração de Dados de Operadora (TAO) – Lei nº 9.961/2000 e Portaria Interministerial MF/MS nº 19 de 11/09/2023. – R$
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Retorno da análise da solicitação de atualização cadastral
Após a alteração dos dados, a documentação será analisada e os dados serão validados no CADOP. Se forem identificadas pendências, a operadora receberá um ofício, solicitando a documentação complementar. Se não o forem, a operadora receberá um e-mail, informando que a atualização foi efetuada. Os dados que não possuírem a devida documentação não serão atualizados.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: Em caso de pendências documentais, a comunicação será feita por meio de ofício, que poderá ser acessado no link: [https://www2.ans.gov.br/ans-idp/](https://www2.ans.gov.br/ans-idp/ “Portal Operadoras”)[
](https://www.gov.br/../../../../ans/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/ans-digital-1/usuarios-externos-1/protocolo-eletronico “Acesse a página do e-Protocolo”)Em casos com ausências de pendências, a operadora receberá um e-mail no endereço eletrônico cadastrado no CADOP.
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança; e
Ética