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Permanência

Solicitar absorção do saldo devedor para a quitação da dívida relacionada a contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

18 de março de 2024
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Educação e Pesquisa
Ensino Superior > Permanência


Avaliações: 35% (802)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Educação e Pesquisa Ensino Superior > PermanênciaO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Enviar documentação e solicitaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Análise da documentação encaminhadaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Solicitação do FNDE ao Agente Financeiro do FIESCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Ordenador de despesas do FNDECANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Financiamento liquidadoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

O serviço ​tem como propósito absorver o saldo devedor dos contratos do FIES no caso de óbito ou invalidez permanente do (a) estudante financiado (a).

Quem pode utilizar este serviço?

Estudante beneficiário do FIES, seu fiador ou familiar, ou Instituição de Ensino Superior (IES)

Etapas para a realização deste serviço

1.Enviar documentação e solicitação

Enviar documentação e solicitação para análise do FNDE.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição:
DOCUMENTAÇÃO
  • Em caso de ÓBITO do financiado:

    Requerimento formal preenchido, data e assinado, solicitando, expressamente, a absorção do saldo devedor do financiamento estudantil em virtude do óbito do(a) financiado(a);
    cópia da certidão de óbito do financiado, do documento de identificação pessoal do financiado e cópia do documento de identificação pessoal do requerente

  • INVALIDEZ PERMANENTE:

    Requerimento preenchido, datado e assinado, solicitando, a absorção do saldo devedor em virtude da invalidez permanente do financiado.
    cópia do documento de identificação do financiado, do laudo médico–pericial emitido pela Previdência Social ou junta competente (casos de servidores públicos ou militares);
    documento atualizado emitido pela Previdência Social informando o DIB; ou envio da publicação da reforma no D.O. para Servidor público ou militar.

CUSTOS
    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

    2.Análise da documentação encaminhada

    Caso o requerente encaminhe documentação incompleta, a DICOF solicitará ao requisitante, via ofício, a complementação da documentação necessária para concessão do benefício.

    Na hipótese de não aprovação da documentação enviada ao FNDE, a DICOF informará, via ofício, sobre o indeferimento do pedido de absorção do saldo devedor ao requerente.

    CANAIS DE PRESTAÇÃO
    • Tipo: postal
    • Descrição: O FNDE encaminha via Oficio ao requerente solicitando a complementação da documentação. No caso do indeferimento a comunicação também será via Oficio,
    DOCUMENTAÇÃO
      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        3.Solicitação do FNDE ao Agente Financeiro do FIES

        O FNDE s​olicita ao Agente Financeiro do FIES, preliminarmente, a suspensão de todas as cobranças dos valores referentes ao contrato de financiame​nto do estudante falecido/inválido e a retirada das restrições de crédito/Cartório de Protesto de Títulos eventualmente impostas ao estudante e/ou aos fiadores;

        Solicita à Divisão de Operacionalização Orçamentária e Financeira o bloqueio de repasses e aditamentos em prol da mantenedora da IES referente ao contrato de financiamento.

        CANAIS DE PRESTAÇÃO
        • Tipo: postal
        • Descrição: Oficio encaminhado ao Agente Financeiro do FIES
        DOCUMENTAÇÃO
          CUSTOS
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            4.Ordenador de despesas do FNDE

            Solicita autorização ao ordenador de despesas do FNDE para absorção do saldo devedor do financiado. Após a autorização para absorção do saldo devedor do financiado, será realizada a baixa contábil, o encerramento do contrato de financiamento no SisFies

            CANAIS DE PRESTAÇÃO
            • Tipo: web
            • Descrição: O procedimento será realizado via sistema
            DOCUMENTAÇÃO
              CUSTOS
                TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                5.Financiamento liquidado

                Informar ao requerente que houve a absorção do saldo devedor e, assim, a dívida do financiamento foi liquidada.​

                CANAIS DE PRESTAÇÃO
                • Tipo: postal
                • Descrição: Encaminha resposta ao requerente via Oficio
                DOCUMENTAÇÃO
                  CUSTOS
                    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                    Outras Informações

                    Quanto tempo leva?

                    Informações adicionais ao tempo estimado

                    Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                    Este serviço é gratuito para o cidadão.

                    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                    Este é um serviço do(a) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/253

                    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                    Urbanidade;
                    Respeito;
                    Acessibilidade;
                    Cortesia;
                    Presunção da boa-fé do usuário;
                    Igualdade;
                    Eficiência;
                    Segurança; e
                    Ética

                    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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