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Materiais e Equipamentos

Renovar certificação de supervisor de proteção radiológica

18 de março de 2024
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Energia, Minerais e Combustíveis
Energia Nuclear e Materiais Radiativos > Materiais e Equipamentos


Avaliações: 62% (45)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Energia, Minerais e Combustíveis Energia Nuclear e Materiais Radiativos > Materiais e EquipamentosO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Preencher formulário de solicitação de renovaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Aguardar análise da documentaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Receber Resultado da análise com pedido de ajustes (quando necessário)CANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Efetuar ajustes (quando necessário)CANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Receber renovação da certificação ou indeferimento da solicitaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

A cada 5 anos, o supervisor de proteção radiológica deve requisitar a renovação de sua certificação.
A [Norma 7.01](https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/normas/grupo-7/grupo7-nrm701.pdf) estabelece os conceitos e requisitos da “Certificação da Qualificação de Superiores de Proteção Radiológica”, inclusive a renovação.
O supervisor deve submeter RCQ preenchido e assinado, comprovante de pagamento da TLC (conforme a área de atuação) e comprovar que atuou como supervisor de proteção radiológica na mesma área pretendida, em instalações autorizadas pela CNEN, pelo tempo definido em Norma.
A CNEN abre processo no SEI e analisa a documentação dos requerentes.
Em caso de deferimento, o requerente recebe um novo certificado, assinado digitalmente, por e-mail. Além disso, o nome do supervisor e a validade de sua certificação constam em lista de profissionais certificados do site CNEN.

Quem pode utilizar este serviço?

Profissionais que atuem ou já tenham atuado como supervisores de proteção radiológica.

Etapas para a realização deste serviço

1.Preencher formulário de solicitação de renovação

Supervisor preenche o formulário de solicitação com os dados cadastrais, dados da área de atuação e anexos e envia para a CNEN.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Acesse o site](http://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=11072)
DOCUMENTAÇÃO
  • Comprovação do exercício da função de supervisor de proteção radiológica na área de atuação aplicável durante, no mínimo, a metade do período de validade da certificação, incluindo declaração da direção da instalação e comprovação do respectivo vínculo empregatício.
  • Comprovante de recolhimento da Taxa de Licenciamento e Controle (TLC) aplicável à área de atuação.
CUSTOS
  • Taxa de Licenciamento e Controle – – R$
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

2.Aguardar análise da documentação

Supervisor aguarda análise feita pelo Setor de Certificação de Supervisores, que verifica o pagamento da taxa de TLC, a veracidade das informações prestadas no formulário, bem como dos anexos acostados.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Acesse o site](http://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=11072)
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      3.Receber Resultado da análise com pedido de ajustes (quando necessário)

      Supervisor recebe análise da documentação com pedido de ajustes das informações prestadas. Nessa etapa é pedido que o supervisor anexe novos documentos comprobatórios.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Acesse o site](http://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=11072)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          4.Efetuar ajustes (quando necessário)

          Supervisor efetua ajustes, se necessário, e anexa os documentos solicitados.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Acesse o site](http://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=11072)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              5.Receber renovação da certificação ou indeferimento da solicitação

              Supervisor recebe certificado de renovação assinado pelo do chefe do setor escolhido e do Diretor da CNEN.

              CANAIS DE PRESTAÇÃO
              • Tipo: web
              • Descrição: [Acesse o site](http://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=11072)
              DOCUMENTAÇÃO
                CUSTOS
                  TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                  Outras Informações

                  Quanto tempo leva?

                  Informações adicionais ao tempo estimado

                  Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                  Este serviço é gratuito para o cidadão.

                  Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                  Este é um serviço do(a) Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/223

                  Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                  O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                  Urbanidade;
                  Respeito;
                  Acessibilidade;
                  Cortesia;
                  Presunção da boa-fé do usuário;
                  Igualdade;
                  Eficiência;
                  Segurança; e
                  Ética

                  Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                  O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                  Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                  Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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