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Comunicação Governamental

Registrar manifestação sobre os serviços do Inmetro

18 de março de 2024
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Comunicações e Transparência Pública
Comunicação Pública > Comunicação Governamental


Avaliações: 24% (17)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Comunicações e Transparência Pública Comunicação Pública > Comunicação GovernamentalO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Iniciar a manifestaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Identificar-seCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Descrever manifestaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Receber protocolo e acompanhar a manifestaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Receber respostaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

O Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv) é uma solução tecnológica desenvolvida pela Ouvidoria-Geral da União (OGU/CGU) para intermediar o contato entre cidadão e Administração Pública Federal. Serve para o recebimento, tramitação e oferecimento de resposta a manifestações – denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios, e pedidos de simplificação – encaminhadas pelos cidadãos.

As manifestações sobre os serviços do Inmetro são analisadas pela equipe da Ouvidoria do Inmetro e, sempre que necessário, são redirecionadas para as áreas responsáveis. Os resultados diretos são as respostas direcionadas ao cidadão e os indiretos os relatórios de gestão, onde as manifestações se transformam em instrumento de gestão na melhoria dos serviços prestados.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão – pessoa física ou jurídica – que utilize diretamente os serviços prestados pelo Inmetro ou que seja direta ou indiretamente impactado por seus resultados.

Etapas para a realização deste serviço

1.Iniciar a manifestação

Ao acessar o [sistema](https://www4.inmetro.gov.br/ouvidoria/faca-sua-manifestacao), você deverá escolher que tipo de manifestação quer fazer (denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou pedido de simplificação).

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição:
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Identificar-se

      Você será enviado à página de identificação, onde deverá fazer login ou criar uma senha para acessar o sistema, caso ainda não possua. Esse cadastro será utilizado para que você possa registrar outras manifestações no futuro.

       Atenção: No caso das denúncias e reclamações há a possibilidade de não se identificar, mas somente usuários identificados podem acompanhar os trâmites e receber resposta.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição:
      DOCUMENTAÇÃO
      • Os dados pedidos são nome completo, gênero, tipo e número de documento de identificação a sua escolha, faixa etária, cor/raça, telefone, email e endereço. Apenas nome e email são obrigatórios.
      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        3.Descrever manifestação

        Detalhar sua manifestação, podendo incluir, caso possua e deseje, anexos que ajudem a fundamentá-la. Os anexos podem ser documentos, imagens, arquivos em PDF, planilhas, entre outros. Além disso, irá identificar a UF e município onde ocorreu o fato.

        Selecione o assunto, se souber e desejar.

         Avance a página, revise sua manifestação e clique em concluir.

        CANAIS DE PRESTAÇÃO
        • Tipo: web
        • Descrição:
        DOCUMENTAÇÃO
        • Documentação que fundamente a manifestação, caso desejar.
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          4.Receber protocolo e acompanhar a manifestação

          Após clicar no botão concluir, você receberá um número de protocolo. Usuários que escolherem cadastrar conta poderão acompanhar o andamento das suas manifestações informando nome de usuário e senha.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição:
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              5.Receber resposta

              Após a análise da manifestação, o Inmetro encaminhará a resposta por meio do sistema, onde você poderá consultá-la.

              CANAIS DE PRESTAÇÃO
              • Tipo: web
              • Descrição:
              DOCUMENTAÇÃO
                CUSTOS
                  TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                  Outras Informações

                  Quanto tempo leva?

                  30 dias-corridos

                  Informações adicionais ao tempo estimado

                  Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                  Este serviço é gratuito para o cidadão.

                  Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                  Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/240

                  Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                  O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                  Urbanidade;
                  Respeito;
                  Acessibilidade;
                  Cortesia;
                  Presunção da boa-fé do usuário;
                  Igualdade;
                  Eficiência;
                  Segurança; e
                  Ética

                  Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                  O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                  Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                  Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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