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Fala.BR
Avaliações: 37% (1350)
Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Identifique-se
Primeiro, é necessário se identificar. É possível fazê-lo de duas maneiras. Pode-se criar uma conta, com login e senha, para a própria plataforma ou utilizar o seu login único gov.br.
Caso escolha criar uma conta na plataforma, apenas nome, e-mail, documento de identificação e país são informações obrigatórias.
Atenção: No caso das denúncias, há a possibilidade de não se identificar. Mas somente usuários identificados podem acompanhar e receber resposta a sua denúncia.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Acesse o site](https://falabr.cgu.gov.br/Login/Identificacao.aspx)
DOCUMENTAÇÃO
- Os dados pedidos são nome completo, gênero, tipo e número de documento de identificação a sua escolha, faixa etária, cor/raça, telefone, e-mail e endereço. Apenas nome e e-mail são obrigatórios.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Selecionar o tipo de manifestação
Ao acessar o sistema, você escolherá qual o tipo de manifestação quer fazer. O [Fala.BR](https://falabr.cgu.gov.br/) classifica as manifestações de ouvidoria em denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio e pedido de simplificação. A página contém uma descrição mais detalhada de cada uma dessas modalidades. Basta clicar na opção desejada.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Acesse o site](https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
3.Registre sua manifestação
É hora apresentar sua manifestação. Para isso, é preciso informar para qual órgão deseja enviá-la. Depois a manifestação deve ser descrita de forma clara e objetiva no campo adequado. É possível anexar arquivos que ajudem a fundamentar a manifestação. Os anexos podem ser documentos, imagens, arquivos em PDF, planilhas, entre outros. Além disso, é possível identificar o local e os envolvidos no fato.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Acesse o site](https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f)
DOCUMENTAÇÃO
- Documentação que fundamente a manifestação, caso desejar.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
4.Revise e conclua sua manifestação
Por fim, é possível revisar o resumo da sua manifestação. Certifique-se de que as informações correspondem ao pretendido. Para enviar sua manifestação, basta clicar no botão “concluir”. Guarde o número de protocolo, que também será enviado ao seu e-mail.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Acesse o site](https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
5.Acompanhar a solicitação e receber a resposta
É possível acompanhar o andamento da sua manifestação por meio do sistema. Para isso, basta acessar a área [Minhas Manifestações](https://falabr.cgu.gov.br/Manifestacao/ConsultarManifestacaoCidadao.aspx) e efetuar seu login.
Após a análise da manifestação, o órgão/entidade irá encaminhar a resposta por meio do sistema, onde você poderá consultá-la.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Acesse o site](https://falabr.cgu.gov.br/Manifestacao/ConsultarManifestacaoCidadao.aspx)
DOCUMENTAÇÃO
- Login e senha
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança; e
Ética.