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Para todos

Realizar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC

18 de março de 2024
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Educação e Pesquisa
Capacitações > Para todos

AVAMEC
Avaliações: 85% (771)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Educação e Pesquisa Capacitações > Para todosO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Realizar o cadastro e a autenticação no sistemaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Realizar inscrição no curso desejadoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Acessar o curso, seus conteúdos e realizar as atividades propostasCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Realizar download do documento de conclusãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

A Plataforma AVAMEC é um ambiente virtual de aprendizagem que permite a concepção, a administração e o desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional a distância ao processo de ensino-aprendizagem.

A pessoa interessada em realizar algum curso no AVAMEC, que é ofertado por alguma instituição parceira, deve realizar seu cadastro no AVAMEC e se inscrever no curso desejado. Após ter a inscrição efetivada, o cursista terá acesso ao conteúdo do curso e deverá realizar as atividades propostas. Se o curso estiver configurado para emitir documento de conclusão, o cursista poderá emitir seu documento diretamente na plataforma.

Antes de realizar a inscrição em um curso, é importante ler todas as informações contidas nele, como os pré-requisitos para participação, as metodologias, os critérios para realização do curso e as informações de emissão de documento de conclusão, pois cada curso possui configurações distintas para atender às suas especificidades

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa interessada em realizar os cursos ofertados pelas instituições parceiras e que atender aos pré-requisitos definidos em cada curso.

Etapas para a realização deste serviço

1.Realizar o cadastro e a autenticação no sistema

É possível se autenticar no AVAMEC com e-mail ou CPF e senha cadastrados no AVAMEC ou com o cadastro no [gov.br](https://sso.acesso.gov.br). Caso não tenha cadastro em nenhum dos dois ambientes, o usuário poderá realizar o cadastro no AVAMEC na opção Cadastre-se, disponível na tela de autenticação e, em seguida, se autenticar no sistema com e-mail ou CPF e a senha cadastrada.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Acesse o site](https://avamec.mec.gov.br/#/usuario/autenticar)
DOCUMENTAÇÃO
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
CUSTOS
    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

    2.Realizar inscrição no curso desejado

    Na página de informações do curso, realize a inscrição na opção Inscrever.

    Para confirmar a inscrição é preciso informar os dados solicitados e, em seguida, confirmar a inscrição. Se existir mais de uma turma com inscrição aberta no curso, será necessário selecionar uma delas para prosseguir com a sua inscrição.

    Os dados que devem ser informados na tela de inscrição e a confirmação da inscrição como cursista do curso vão depender da forma de ingresso configurada para o curso.

    CANAIS DE PRESTAÇÃO
    • Tipo: web
    • Descrição: [Acesse o site](https://avamec.mec.gov.br)
    DOCUMENTAÇÃO
    • Alguns cursos, configurados para inscrição com validação, solicitam documentos para realização da inscrição. Estes documentos serão definidos pelos gestores destes cursos.
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      3.Acessar o curso, seus conteúdos e realizar as atividades propostas

      Na página inicial de um curso, serão apresentados os conteúdos (módulos e respectivas unidades) e o menu de acesso às funcionalidades e às ferramentas disponíveis no curso. Para os cursistas também são apresentadas a situação deles no curso e uma marcação para cada unidade que já foi concluída. Na página inicial do curso, é possível acessar o conteúdo a partir do último acesso ou acessar cada unidade e realizar as atividades propostas no conteúdo e nas ferramentas do sistema.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Acesse o site](https://avamec.mec.gov.br/#/usuario/autenticar)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          4.Realizar download do documento de conclusão

          Os downloads do certificado, declaração ou atestado de todos os cursos que o cursista está aprovado e que emitem documento de conclusão, são disponibilizados na opção Meus documentos, localizada no menu de usuário. E no menu do curso é apresentada a opção para realizar o download do documento de conclusão do respectivo curso.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Acesse o site](https://avamec.mec.gov.br/#/documento/listar-meus)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              Outras Informações

              Quanto tempo leva?

              Informações adicionais ao tempo estimado

              Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

              Este serviço é gratuito para o cidadão.

              Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

              Este é um serviço do(a) Ministério da Educação (MEC). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/244

              Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

              O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

              Urbanidade;
              Respeito;
              Acessibilidade;
              Cortesia;
              Presunção da boa-fé do usuário;
              Igualdade;
              Eficiência;
              Segurança; e
              Ética

              Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

              O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

              Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

              Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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