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Reforma Agrária

Pagar Crédito Instalação

18 de março de 2024
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Agricultura e Pecuária
Cadastramento e Certificação > Reforma Agrária


Avaliações: 30% (40)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Agricultura e Pecuária Cadastramento e Certificação > Reforma AgráriaO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Acessar a página da Sala da CidadaniaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Gerar a GRU para pagamentoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Pagar a GRUCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

Emitir a Guia de Recolhimento à União (GRU) para pagamento das modalidades do Crédito Instalação concedidas aos beneficiários da reforma agrária.

As guias podem ser emitidas via internet por meio da [página da Sala da Cidadania do Incra](https://saladacidadania.incra.gov.br/) na opção Liquide sua Dívida ou presencialmente em uma unidade do Incra e unidades da Sala da Cidadania instaladas em diversos municípios. [Consulte a relação de unidades físicas](https://www.gov.br/../../incra/pt-br/composicao/superintendencias-regionais).

As modalidades têm desconto (rebate) de 80 até 96% no valor corrigido do crédito a ser pago, conforme prazos contatos a partir da concessão do recurso para a família assentada, segundo o art. 10º do [Decreto 9.424 de 2018](http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Decreto/D9424.htm).

Modalidade Prazo de pagamento¹ Desconto até da data do vencimento² Apoio Inicial

pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de três anos, contado da data de liberação do crédito

90% Fomento

pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de um ano, contado da data de liberação do crédito

80% Fomento Mulher

pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de um ano, contado da data de liberação do crédito

80% Semiárido

pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de três anos, contado da data de liberação do crédito

80% Florestal pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de cinco anos, contado da data de liberação do crédito

80% Recuperação Ambiental

pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de cinco anos, contado da data de liberação do crédito

50%

Cacau pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de cinco anos, contado da data de liberação do crédito

50%

Habitacional

pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de três anos, contado da data de liberação do crédito

96%

Reforma Habitacional

pagamento em parcela única, com vencimento no prazo de três anos, contado da data de liberação do crédito

96%

Observações

¹: ou outro prazo estabelecido em ato do Incra, caso o pagamento não seja efetuado até a data de vencimento por situação não imputável aos beneficiários.

²: sobre o saldo devedor atualizado

Quem pode utilizar este serviço?

Famílias beneficiárias da reforma agrária que acessaram modalidades do Crédito Instalação.

Etapas para a realização deste serviço

1.Acessar a página da Sala da Cidadania

Para emitir a guia de pagamento do Crédito Instalação, acesse a [página da Sala da Cidadania](https://saladacidadania.incra.gov.br/) e clique na opção Liquide sua Dívida. Informe o CPF e a data de nascimento.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: Acessar a [página da Sala da Cidadania](https://saladacidadania.incra.gov.br/) e clicar na opção Liquide sua Dívida. Informar o CPF e a data de nascimento.
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Gerar a GRU para pagamento

      Consultar a(s) modalidade(s) do Crédito Instalação com débito(s) para verificar o valor a ser pago. Selecionar a opção de geração da GRU para baixar o arquivo em formato PDF e imprimir a guia de pagamento.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: Acessar a [página da Sala da Cidadania](https://saladacidadania.incra.gov.br/) e clicar na opção Liquide sua Dívida.
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Pagar a GRU

          A guia de pagamento do Crédito Instalação deve ser paga até a data de vencimento indicada no documento em uma unidade de atendimento do Banco do Brasil.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: Acessar a [página da Sala da Cidadania](https://saladacidadania.incra.gov.br/) e clicar na opção Liquide sua Dívida.
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              Outras Informações

              Quanto tempo leva?

              Informações adicionais ao tempo estimado

              Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

              Este serviço é gratuito para o cidadão.

              Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

              Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/1799

              Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

              O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

              Urbanidade;
              Respeito;
              Acessibilidade;
              Cortesia;
              Presunção da boa-fé do usuário;
              Igualdade;
              Eficiência;
              Segurança; e
              Ética

              Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

              O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

              Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

              Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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