Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal Gov Br
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal Gov BrPortal Gov Br
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Suporte Digital

Obter solução digital para validação de identidade (Datavalid)

18 de março de 2024
Compartilhar

Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital


Avaliações: 33% (498)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Ciência e Tecnologia Assistência Especializada > Suporte DigitalO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Iniciar a compra da API DatavalidCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Acessar Área do Cliente SerproCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Contratar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Instalar APICANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Cancelar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

[Obter solução digital para validação de identidade (Datavalid)](https://www.loja.serpro.gov.br/datavalid “Datavalid”) é um serviço de qualificação cadastral de pessoas físicas e jurídicas, por meio de ferramenta (API) de inteligência, que possibilita a validação da identidade a partir da consulta às bases originais do governo para, além de validar as informações, verificar os dados.

Existem duas modalidades de validação:   

+ Biométrica: a partir de uma ou mais digitais ou da foto da face do cidadão, o aplicativo realiza a comparação com a base de digitais e fotos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No retorno da consulta, são apresentados o índice de similaridade e a faixa de probabilidade (baixa, alta e altíssima), para cada digital ou foto validada. A partir da versão 3 do Datavalid, é possível fazer a extração e validação de dados, de forma integrada, de uma imagem do documento enviado ao Datavalid.  
+ Biográfica (cadastral): a partir do envio de informações cadastrais, o aplicativo valida os dados com a apresentação do índice de similaridade para os campos descritivos e verdadeiro/falso para os campos objetivos. Estes são alguns dos dados validados: número e situação do CPF/CNPJ; número, órgão emissor e tipo de documento de identificação/UF; nome; sexo; data de nascimento, nacionalidade; filiação; data da 1ª habilitação; categoria da CNH; data de validade da CNH; e número de registro da CNH.  
O Datavalid otimiza processos de onboarding de clientes com redução dos índices de fraudes, garante a qualidade dos dados da sua base e, para bases de dados já existentes, ajuda no processo de higienização com a validação dos dados. Além disso, pode ser utilizado para automatizar acessos, seja em ambiente físico ou em aplicações. 

O usuário pode utilizar gratuitamente por até 30 dias ou até atingir 3.000 consultas, desde que a contratação sem custo seja cancelada dentro desse período ou do limite de consultas, contudo, caso ultrapasse, há cobrança do serviço. 

Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital para validação de identidade (Datavalid)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual do Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa física (usuário cidadão) 

Pessoa Jurídica (usuário contratante) 

Órgãos e entidades públicas (usuário contratante em todas as esferas)

Etapas para a realização deste serviço

1.Iniciar a compra da API Datavalid

O usuário com certificado digital (e-CNPJ) deve acessar a página do serviço na Loja Serpro e apertar o botão Quero contratar. O usuário sem certificado digital, órgão e entidade públicas, entidades de classe e grupos econômicos devem acessar a Loja Serpro e, no formulário do final da página, selecionar o serviço de interesse e enviar mensagem à área comercial. Caso já seja cliente do Serpro, basta solicitar atendimento diretamente com o seu consultor de negócio.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Loja Serpro](https://www.loja.serpro.gov.br/datavalid “Datavalid”)
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Acessar Área do Cliente Serpro

      O usuário que for comprar deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a Área do Cliente Serpro fica disponível para a realização da contratação do serviço.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Contratar o serviço

          Após acessar a Área do Cliente Serpro, o usuário deve seguir o fluxo de contratação do serviço. Se tiver interesse pela demonstração do serviço, basta seguir as orientações constantes no menu Demonstração do Manual de Informações Técnicas.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
            • O custo mensal depende da faixa de preços conforme o seu volume de consumo, – R$
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            4.Instalar API

            O usuário deve visualizar as chaves de acesso ao serviço (Consumer Key e Consumer Secret) para identificação do usuário, disponibilizadas na Área do Cliente Serpro, baixar a API na plataforma API SERPRO e autenticar, de acordo com o passo a passo no menu Guia Rápido do Manual de Informações Técnicas, a aplicação para começar a consumir o serviço. A partir da contratação, é possível visualizar o histórico de uso da API na Área do Cliente Serpro.

            CANAIS DE PRESTAÇÃO
            • Tipo: web
            • Descrição: [Área do Cliente do Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
            DOCUMENTAÇÃO
              CUSTOS
                TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                5.Cancelar o serviço

                O usuário pode cancelar a qualquer momento com a manifestação da vontade na Área do Cliente Serpro. No menu lateral, deve realizar os seguintes procedimentos: clicar em “Central de Ajuda”; na área “Meus Tickets”, clicar em “Criar Novo”; selecionar a opção “Financeiro” e clicar “Abrir”; no formulário aberto, preencha os dados solicitados e escolha opção “Contrato – Cancelamento do Serviço ou Rescisão do Contrato”; e, por fim, enviar a solicitação de cancelamento.

                CANAIS DE PRESTAÇÃO
                • Tipo: web
                • Descrição: [Área do Cliente do Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente do Serpro”)
                DOCUMENTAÇÃO
                  CUSTOS
                    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                    Outras Informações

                    Quanto tempo leva?

                    Informações adicionais ao tempo estimado

                    Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                    Este serviço é gratuito para o cidadão.

                    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                    Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/90

                    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                    O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                     

                    · Urbanidade;

                    · Respeito;

                    · Acessibilidade;

                    · Cortesia;

                    · Presunção da boa-fé do usuário;

                    · Igualdade;

                    · Eficiência;

                    · Segurança;

                    · Ética.

                    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

                    Compartilhar este artigo
                    Facebook Twitter Email Copy Link Print
                    Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
                    Love0
                    Angry0
                    Wink0
                    Happy0
                    Dead0

                    Você pode gostar também

                    Contratar acesso remoto VPN

                    18 de março de 2024

                    Contratar infra–estrutura de rede óptica de comunicações (Infovia)

                    18 de março de 2024

                    Contratar solução de e-mail e colaboração (SerproMail)

                    18 de março de 2024

                    Obter solução digital de consulta de dados de Certidão Negativa de Débito (CND)

                    18 de março de 2024

                    Obter solução digital para registro e emissão de laudo toxicológico

                    18 de março de 2024

                    Contratar solução digital para emissão de documento com codificação VIO (API VIO Encoder)

                    18 de março de 2024
                    Portal Gov BrPortal Gov Br