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Assistência Especializada > Suporte Digital
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Avaliações: 38% (480)
Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Existem três perfis de usuários da ferramenta:
+ Consignatária: empresa jurídica responsável pela oferta da consignação. Os agentes consignatários são instituições financeiras, cooperativas de crédito, sindicatos, associações e afins, que podem confirmar a margem consignável e averbar contratos na ferramenta para a consignação ser registrada na folha de pagamento do consignado;
+ Consignante: unidades dos órgãos públicos responsáveis pela gestão e controle da folha de pagamento de servidores, pensionistas, aposentados ou empregados;
+ Consignado: servidores públicos, militares, aposentados e pensionistas, que realizam operações de consignação com as consignatárias.
Por meio de consultas, o consignante pode verificar todas as informações de seus contratos, como valores já descontados e valores a descontar, além de possibilitar a simulação de empréstimos e de comparação das taxas oferecidas pelas consignatárias.
O sistema conta ainda com dispositivos que proporcionam maior segurança à gestão da margem e concessão de consignações, sendo eles: acesso de usuários com perfil para averbação on-line mediante o uso de certificado digital; necessidade de autorização do consignado antes do fechamento da consignação; transações 100% eletrônicas e registradas em Logs auditáveis; e apuração de denúncias e irregularidades.
Esse serviço é integrado com o sistema de gestão de folha de pagamento do consignante com redução dos riscos operacionais e alta disponibilidade (24 horas nos 7 dias da semana).
Qualquer pessoa que utilize o serviço “[Obter solução digital para gestão de margem consignável](https://www.loja.serpro.gov.br/margemconsignavel “Loja Serpro”)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual do Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Obter solução para gestão da margem consignável
A consignatária deve apertar o botão Quero Contratar para ser direcionada ao formulário no final da página do serviço para envio de mensagem eletrônica à equipe comercial.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Gestão da Margem Consignável](https://www.loja.serpro.gov.br/margemconsignavel “Loja do Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Receber autorização
A consignante concede ao Serpro o direito de realizar a gestão das consignações e da margem consignável dos seus consignados e à consignatária o direito de operar consignações segundo regras preestabelecidas.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Gestão da Margem Consignável](https://www.loja.serpro.gov.br/margemconsignavel “Loja do Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
3.Contratar o serviço
A consignatária assina contrato após as autorizações concedidas pela consignante e, a partir disso, a consignatária pode assinar contrato de consignação com os consignados, de acordo com a margem consignável disponível.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Gestão da Margem Consignável](https://www.loja.serpro.gov.br/margemconsignavel “Loja do Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
- Contratual: – R$
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
4.Integrar solução digital
Integrar o sistema de gestão de margem consignável ao sistema de recursos humanos do consignante para viabilizar o lançamento de rubricas de consignações na folha de pagamento do consignado.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: Orientações para acesso em canal específico de implantação, disponível somente aos envolvidos na etapa.
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança;
· Ética.