Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital
Assistência Especializada > Suporte Digital
Avaliações: 19% (47)
Última Modificação: 18/03/2024
O que é
A solução possibilita que esses emissores disponibilizem a identificação mais segura, econômica, ágil, digital confiável e moderna, com a mesma fé pública de um documento tradicional em papel.
Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital para emissão de documento de Identificação Digital (ProID)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual do Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa Jurídica (usuário contratante)
Órgãos e entidades públicas em todas as esferas (usuário contratante)
Etapas para a realização deste serviço
1.Solicitar apresentação do Proid com área comercial
O usuário contratante deve enviar mensagem eletrônica para área comercial se quiser conhecer mais detalhes do serviço. Caso não tenha interesse da apresentação e já queira informações da contratação, observar o próximo procedimento.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: comercial@serpro.gov.br
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Solicitar proposta comercial
O usuário contratante deve solicitar proposta comercial.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: comercial@serpro.gov.br
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
3.Solicitar protótipo de demonstração
Após aprovação da proposta comercial, o usuário contratante deve solicitar a criação de protótipo de demonstração.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: comercial@serpro.gov.br
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
4.Contratar o serviço
Após seguir as orientações da proposta comercial, o usuário contratante deve enviar o contrato assinado e solicitar a implantação da ferramenta.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: comercial@serpro.gov.br
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
5.Acessar Área do Cliente Serpro
O usuário contratante deve criar ou acessar sua conta na para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF ou CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a fica disponível para a realização da contratação do serviço.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
6.Implantar o Proid
O usuário contratante deve visualizar as chaves de acesso ao serviço (Consumer Key e Consumer Secret), disponibilizadas na , para identificá-lo e, em seguida, solicitar a implantação da ferramenta em ambiente de produção com a validação dos procedimentos. O tempo de duração da etapa se inicia a partir da remessa do contrato assinado ao Serpro.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: comercial@serpro.[Acesse o site](https://www.gov.br/gov.br)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
7.Usar o Proid
O usuário cidadão deve baixar o aplicativo “Proid” na loja do seu aparelho celular (IPhone ou Android) e informar nome de usuário e código de segurança, fornecido pelo usuário contratante, para acesso gratuito de sua identificação profissional ou funcional. O tempo de duração da etapa depende do celular e da velocidade da conexão à internet.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: aplicativo-movel
- Descrição: Google Play e AppStore
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança;
· Ética.