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Suporte Digital

Obter solução digital para emissão de documento de Identificação Digital profissional (ProID)

18 de março de 2024
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Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital


Avaliações: 19% (47)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Ciência e Tecnologia Assistência Especializada > Suporte DigitalO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Solicitar apresentação do Proid com área comercialCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Solicitar proposta comercialCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Solicitar protótipo de demonstraçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Contratar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Acessar Área do Cliente SerproCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA6.Implantar o ProidCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA7.Usar o ProidCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

[Obter solução digital para emissão de documento de Identificação Digital (ProID)](https://www.loja.serpro.gov.br/proid “Loja do Serpro”) é um serviço de fornecimento de carteiras profissionais digitais, por meio de um aplicativo celular, emitidas pelos conselhos de classe, órgãos públicos ou empresas. 

A solução possibilita que esses emissores disponibilizem a identificação mais segura, econômica, ágil, digital confiável e moderna, com a mesma fé pública de um documento tradicional em papel.  

Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital para emissão de documento de Identificação Digital (ProID)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual do Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa física (usuário cidadão) 

Pessoa Jurídica (usuário contratante) 

Órgãos e entidades públicas em todas as esferas (usuário contratante)

Etapas para a realização deste serviço

1.Solicitar apresentação do Proid com área comercial

O usuário contratante deve enviar mensagem eletrônica para área comercial se quiser conhecer mais detalhes do serviço. Caso não tenha interesse da apresentação e já queira informações da contratação, observar o próximo procedimento.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: e-mail
  • Descrição: comercial@serpro.gov.br
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Solicitar proposta comercial

      O usuário contratante deve solicitar proposta comercial.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: e-mail
      • Descrição: comercial@serpro.gov.br
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Solicitar protótipo de demonstração

          Após aprovação da proposta comercial, o usuário contratante deve solicitar a criação de protótipo de demonstração.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: e-mail
          • Descrição: comercial@serpro.gov.br
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              4.Contratar o serviço

              Após seguir as orientações da proposta comercial, o usuário contratante deve enviar o contrato assinado e solicitar a implantação da ferramenta.

              CANAIS DE PRESTAÇÃO
              • Tipo: e-mail
              • Descrição: comercial@serpro.gov.br
              DOCUMENTAÇÃO
                CUSTOS
                  TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                  5.Acessar Área do Cliente Serpro

                  O usuário contratante deve criar ou acessar sua conta na para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF ou CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a fica disponível para a realização da contratação do serviço.

                  CANAIS DE PRESTAÇÃO
                  • Tipo: web
                  • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
                  DOCUMENTAÇÃO
                    CUSTOS
                      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                      6.Implantar o Proid

                      O usuário contratante deve visualizar as chaves de acesso ao serviço (Consumer Key e Consumer Secret), disponibilizadas na , para identificá-lo e, em seguida, solicitar a implantação da ferramenta em ambiente de produção com a validação dos procedimentos. O tempo de duração da etapa se inicia a partir da remessa do contrato assinado ao Serpro.

                      CANAIS DE PRESTAÇÃO
                      • Tipo: web
                      • Descrição: comercial@serpro.[Acesse o site](https://www.gov.br/gov.br)
                      DOCUMENTAÇÃO
                        CUSTOS
                          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                          7.Usar o Proid

                          O usuário cidadão deve baixar o aplicativo “Proid” na loja do seu aparelho celular (IPhone ou Android) e informar nome de usuário e código de segurança, fornecido pelo usuário contratante, para acesso gratuito de sua identificação profissional ou funcional. O tempo de duração da etapa depende do celular e da velocidade da conexão à internet.

                          CANAIS DE PRESTAÇÃO
                          • Tipo: aplicativo-movel
                          • Descrição: Google Play e AppStore
                          DOCUMENTAÇÃO
                            CUSTOS
                              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                              Outras Informações

                              Quanto tempo leva?

                              60 dias-uteis

                              Informações adicionais ao tempo estimado

                              Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                              Este serviço é gratuito para o cidadão.

                              Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                              Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/90

                              Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                              O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                              · Urbanidade;

                              · Respeito;

                              · Acessibilidade;

                              · Cortesia;

                              · Presunção da boa-fé do usuário;

                              · Igualdade;

                              · Eficiência;

                              · Segurança;

                              · Ética.

                              Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                              O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                              Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                              Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei  nº 10.048/2000.

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