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Suporte Digital

Obter solução digital de consulta de dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)

18 de março de 2024
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Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital


Avaliações: 16% (1514)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Ciência e Tecnologia Assistência Especializada > Suporte DigitalO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Obter a API para órgão e entidades públicasCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Obter a API para pessoa jurídicaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Acessar Área do Cliente SerproCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Contratar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Instalar APICANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA6.Obter informações sobre o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA7.Cancelar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

[Obter solução digital de consulta de dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)](http://www.loja.serpro.gov.br/consultacnpj “Obter solução para automatização do acesso a informações do CNPJ”) é um serviço que integra, de forma segura, aplicativos terceiros ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, por meio de uma interface de processamento de aplicações entre um servidor da Web e um navegador da Web (API).  

O usuário incorpora a funcionalidade de requisição de dados CNPJ aos sistemas de sua empresa, diretamente nas bases da Secretaria da Receita Federal, o que garante alta disponibilidade, integridade e confidencialidade da informação, com acesso em tempo real à base oficial do governo. O serviço é automatizado, monitorado e com requisitos máximos de segurança. 

Pode ser utilizado gratuitamente por até 30 dias ou até atingir 3.000 consultas, desde que a contratação sem custo seja cancelada dentro desse período ou do limite de consultas, mas, caso ultrapasse, há cobrança do serviço. Para essa demonstração, deve-se verificar as orientações do respectivo Manual de Informações Técnicas.

Para a implementação da API, existe a necessidade de um trabalho de codificação a ser feito pela sua área de TI ou consultoria técnica contratada especialmente para essa adequação do serviço. Essa implementação das rotinas de programação é considerada extremamente simples para os padrões de mercado. Um desenvolvedor pode implementá-la em questão de minutos, o que significa pouco incremento à rotina de programação da sua organização. 

O serviço oferece 3 tipos de consultas listadas abaixo com suas respectivas informações retornadas: 

Consulta Básica: situação cadastral, endereço, atividade econômica, natureza jurídica e telefone 

Consulta QSA: informações da Consulta Básica, dados do quadro societário da empresa, opção por MEI e opção pelo Simples 

Consulta Empresa: informações da consulta básica, consulta QSA, CNPJ/CPF dos Sócios 

Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital de consulta de dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa Jurídica (qualquer porte ou segmento) 

Órgão e entidades públicas (todas as esferas)

Etapas para a realização deste serviço

1.Obter a API para órgão e entidades públicas

A contratação é consultiva. O usuário deve solicitar informações e condições, por mensagem eletrônica, e aguardar contato de um consultor de vendas para, conforme as orientações, prosseguir com a contratação do serviço. Após a contratação, deve instalar a API de acordo com a descrição do 4º passo.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: e-mail
  • Descrição: ### comercial@serpro.gov.br
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Obter a API para pessoa jurídica

      A contração é online. O usuário deve entrar na página do serviço da Loja Serpro e apertar o botão Quero contratar.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Loja Serpro](http://www.loja.serpro.gov.br/consultacnpj “Obter solução de consultas de dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) “)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Acessar Área do Cliente Serpro

          O usuário, empresa privada, que for comprar deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF ou CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a Área do Cliente Serpro fica disponível para a realização da contratação do serviço.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              4.Contratar o serviço

              Após acesso à Área do Cliente, o usuário deve seguir fluxo de contratação do respectivo serviço. Se tiver interesse pela demonstração do serviço, basta seguir as orientações constantes no menu Demonstração do Manual de Informações Técnicas.

              CANAIS DE PRESTAÇÃO
              • Tipo: web
              • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
              DOCUMENTAÇÃO
                CUSTOS
                • O custo mensal depende do tipo de consulta e da faixa de preços, conforme o seu volume de consumo, – R$
                TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                5.Instalar API

                Com o certificado digital e-CNPJ da contratante, o usuário deve visualizar as chaves de acesso ao serviço – Consumer Key e Consumer Secret, disponibilizadas na opção Gerir Chaves de Acesso na Área do Cliente Serpro.

                CANAIS DE PRESTAÇÃO
                • Tipo: web
                • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
                DOCUMENTAÇÃO
                  CUSTOS
                    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                    10 minutos

                    6.Obter informações sobre o serviço

                    O usuário que quiser maiores informações sobre o serviço deve acessar o Manual de Informações Técnicas.

                    CANAIS DE PRESTAÇÃO
                    • Tipo: web
                    • Descrição: [Manual de Informações Técnicas](https://apicenter.estaleiro.serpro.gov.br/documentacao/consulta-cnpj/pt/ “Manual de Informações Técnicas”)
                    DOCUMENTAÇÃO
                      CUSTOS
                        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                        7.Cancelar o serviço

                        O usuário pode cancelar a qualquer momento com a manifestação da vontade na Área do Cliente Serpro. No seu menu lateral, o usuário deve realizar os seguintes procedimentos: clicar em Central de Ajuda e, em seguida, selecionar as seguintes opções: Meus Tickets, Criar Novo, Gestão Contratual. Neste item, deve clicar Abrir, preencher os dados solicitados no formulário, escolher a opção Contrato – Cancelamento de Serviço ou Rescisão do Contrato e, por fim, enviar o pedido de cancelamento.

                        CANAIS DE PRESTAÇÃO
                        • Tipo: web
                        • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
                        DOCUMENTAÇÃO
                          CUSTOS
                            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                            Outras Informações

                            Quanto tempo leva?

                            Informações adicionais ao tempo estimado

                            Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                            Este serviço é gratuito para o cidadão.

                            Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                            Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/90

                            Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                            O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                             

                            · Urbanidade;

                            · Respeito;

                            · Acessibilidade;

                            · Cortesia;

                            · Presunção da boa-fé do usuário;

                            · Igualdade;

                            · Eficiência;

                            · Segurança;

                            · Ética.

                            Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                            Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

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