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Assistência Especializada > Suporte Digital
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Avaliações: 16% (1514)
Última Modificação: 18/03/2024
O que é
O usuário incorpora a funcionalidade de requisição de dados CNPJ aos sistemas de sua empresa, diretamente nas bases da Secretaria da Receita Federal, o que garante alta disponibilidade, integridade e confidencialidade da informação, com acesso em tempo real à base oficial do governo. O serviço é automatizado, monitorado e com requisitos máximos de segurança.
Pode ser utilizado gratuitamente por até 30 dias ou até atingir 3.000 consultas, desde que a contratação sem custo seja cancelada dentro desse período ou do limite de consultas, mas, caso ultrapasse, há cobrança do serviço. Para essa demonstração, deve-se verificar as orientações do respectivo Manual de Informações Técnicas.
Para a implementação da API, existe a necessidade de um trabalho de codificação a ser feito pela sua área de TI ou consultoria técnica contratada especialmente para essa adequação do serviço. Essa implementação das rotinas de programação é considerada extremamente simples para os padrões de mercado. Um desenvolvedor pode implementá-la em questão de minutos, o que significa pouco incremento à rotina de programação da sua organização.
O serviço oferece 3 tipos de consultas listadas abaixo com suas respectivas informações retornadas:
Consulta Básica: situação cadastral, endereço, atividade econômica, natureza jurídica e telefone
Consulta QSA: informações da Consulta Básica, dados do quadro societário da empresa, opção por MEI e opção pelo Simples
Consulta Empresa: informações da consulta básica, consulta QSA, CNPJ/CPF dos Sócios
Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital de consulta de dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!
Quem pode utilizar este serviço?
Órgão e entidades públicas (todas as esferas)
Etapas para a realização deste serviço
1.Obter a API para órgão e entidades públicas
A contratação é consultiva. O usuário deve solicitar informações e condições, por mensagem eletrônica, e aguardar contato de um consultor de vendas para, conforme as orientações, prosseguir com a contratação do serviço. Após a contratação, deve instalar a API de acordo com a descrição do 4º passo.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: ### comercial@serpro.gov.br
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Obter a API para pessoa jurídica
A contração é online. O usuário deve entrar na página do serviço da Loja Serpro e apertar o botão Quero contratar.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Loja Serpro](http://www.loja.serpro.gov.br/consultacnpj “Obter solução de consultas de dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) “)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
3.Acessar Área do Cliente Serpro
O usuário, empresa privada, que for comprar deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF ou CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a Área do Cliente Serpro fica disponível para a realização da contratação do serviço.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
4.Contratar o serviço
Após acesso à Área do Cliente, o usuário deve seguir fluxo de contratação do respectivo serviço. Se tiver interesse pela demonstração do serviço, basta seguir as orientações constantes no menu Demonstração do Manual de Informações Técnicas.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
- O custo mensal depende do tipo de consulta e da faixa de preços, conforme o seu volume de consumo, – R$
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
5.Instalar API
Com o certificado digital e-CNPJ da contratante, o usuário deve visualizar as chaves de acesso ao serviço – Consumer Key e Consumer Secret, disponibilizadas na opção Gerir Chaves de Acesso na Área do Cliente Serpro.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
10 minutos
6.Obter informações sobre o serviço
O usuário que quiser maiores informações sobre o serviço deve acessar o Manual de Informações Técnicas.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Manual de Informações Técnicas](https://apicenter.estaleiro.serpro.gov.br/documentacao/consulta-cnpj/pt/ “Manual de Informações Técnicas”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
7.Cancelar o serviço
O usuário pode cancelar a qualquer momento com a manifestação da vontade na Área do Cliente Serpro. No seu menu lateral, o usuário deve realizar os seguintes procedimentos: clicar em Central de Ajuda e, em seguida, selecionar as seguintes opções: Meus Tickets, Criar Novo, Gestão Contratual. Neste item, deve clicar Abrir, preencher os dados solicitados no formulário, escolher a opção Contrato – Cancelamento de Serviço ou Rescisão do Contrato e, por fim, enviar o pedido de cancelamento.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança;
· Ética.