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Suporte Digital

Obter solução Biovalid para empresas que precisam realizar prova de vida com validação facial

18 de março de 2024
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Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital


Avaliações: 28% (1892)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Ciência e Tecnologia Assistência Especializada > Suporte DigitalO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Iniciar a compra do BiovalidCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Acessar Área do Cliente SerproCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Contratar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Obter chaves de consumoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Realizar a integraçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA6.Validar identidadeCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA7.Cancelar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

[Obter solução Biovalid para empresas que precisam realizar prova de vida com validação facial (Biovalid)](https://www.loja.serpro.gov.br/biovalid “Loja Serpro”)  é um serviço disponível apenas para pessoas jurídicas e consiste em um ecossistema de validação de identidade a distância que verifica se a pessoa está viva e se é realmente quem diz. O serviço realizar prova de vida (liveness) com validação biométrica facial junto às bases oficiais governamentais, assegurando a individualização do titular dos dados com alto grau de segurança e confiabilidade. O Biovalid utiliza a tecnologia de prova de vida passiva que não exige que o usuário faça movimentos para validação. É mais simples do ponto de vista do usuário, pois basta ele entrar em frente a câmera e, pronto, está realizada a captura de vivacidade.

Principais Benefícios: 

Flexibilidade   de   acesso: Uso   do   aplicativo   Biovalid ou  do  aplicativo  da  empresa.

Segurança: Liveness no fluxo de validação de identidade do cliente. Com token  biométrico  assinado, garantimos que o token foi gerado no back-end do produto e é inviolável. 
Mobilidade: Usuários validados com segurança, independentemente de sua localização. 
Alta Acurácia: Utiliza o motor de validação biométrica do Serpro. 
Garantia e Confiabilidade: A base biométrica é a base oficial do governo, sem intermediários, minimizando riscos de fraude. 
Qualquer pessoa que utilize o serviço [Obter solução Biovalid para empresas que precisam realizar prova de vida com validação facial (Biovalid)](https://www.loja.serpro.gov.br/biovalid “Loja Serpro”) pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual do Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

Quem pode utilizar este serviço?

Empresas (mercado privado)

Órgãos e entidades públicas (em todas as esferas)

Etapas para a realização deste serviço

1.Iniciar a compra do Biovalid

O usuário deve entrar no serviço da Loja Serpro e apertar o botão .

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Loja Serpro](https://www.loja.serpro.gov.br/biovalid “Loja Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Acessar Área do Cliente Serpro

      O usuário que for comprar deve criar ou acessar sua conta na para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a fica disponível para a realização da contratação do serviço.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Área do Cliente Serpro](https://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=IY0inRfQ2KO67S8OOghhslsWiJVjtYsc&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DIY0inRfQ2KO67S8OOghhslsWiJVjtYsc%26accesspav%3DLyMhL2UtY29tbWVyY2UvQklPVkFMSUQvaW5pY2lv “Área do Cliente Serpro”)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Contratar o serviço

          Após acesso à , o usuário deve seguir o fluxo de contratação do serviço Biovalid. O usuário pode utilizar gratuitamente por até 30 dias ou até atingir 3.000 consultas, desde que a contratação sem custo seja cancelada dentro desse período ou do limite de consultas, contudo, caso ultrapasse, há cobrança do serviço.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
            • O custo mensal depende da faixa de preços, conforme o seu volume de consumo, – R$
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            4.Obter chaves de consumo

            O contratante deve visualizar as chaves de acesso (Consumer Key e Consumer Secret) para identificá-lo e, em seguida, solicitar token de consumo e chamar a API, de acordo com o Guia Rápido do Manual do Biovalid. Se o usuário tiver interesse, é possível utilizar o ambiente de demonstração do serviço (sem custo), observando as orientações no Guia Rápido.

            CANAIS DE PRESTAÇÃO
            • Tipo: web
            • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
            DOCUMENTAÇÃO
              CUSTOS
                TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                10 minutos

                5.Realizar a integração

                O usuário contratante realiza a integração do seu serviço ao Biovalid, utilizando a API Biovalid com o APP Biovalid ou a API Biovalid com o seu aplicativo, conforme descrito na documentação técnica do produto.

                CANAIS DE PRESTAÇÃO
                • Tipo: web
                • Descrição: [Manual  de Informações Técnicas do Biovalid](https://apicenter.estaleiro.serpro.gov.br/documentacao/biovalid/ “Documentação técnica”)
                DOCUMENTAÇÃO
                  CUSTOS
                    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                    6.Validar identidade

                    O usuário cidadão realiza a prova de vida com a captura da selfie dentro da jornada estabelecida pelo do contratante, através do APP do contratante ou do APP Biovalid (disponível na Google Play ou Apple Store).

                    CANAIS DE PRESTAÇÃO
                    • Tipo: web
                    • Descrição:  Google Play ou Apple Store
                    DOCUMENTAÇÃO
                      CUSTOS
                        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                        7.Cancelar o serviço

                        O usuário contratante pode cancelar a qualquer momento com a manifestação da vontade na . No menu lateral, deve realizar os seguintes procedimentos: clicar em Central de Ajuda; na área Meus Tickets, clicar em Criar Novo; selecionar a opção Financeiro e clicar Abrir; no formulário aberto, preencha os dados solicitados e escolha opção Contrato – Cancelamento do Serviço ou Rescisão do Contrato; e, por fim, enviar a solicitação de cancelamento.

                        CANAIS DE PRESTAÇÃO
                        • Tipo: web
                        • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
                        DOCUMENTAÇÃO
                          CUSTOS
                            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                            Outras Informações

                            Quanto tempo leva?

                            Informações adicionais ao tempo estimado

                            Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                            Este serviço é gratuito para o cidadão.

                            Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                            Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/90

                            Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                            O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº  13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                            · Urbanidade;

                            · Respeito;

                            · Acessibilidade;

                            · Cortesia;

                            · Presunção da boa-fé do usuário;

                            · Igualdade;

                            · Eficiência;

                            · Segurança;

                            · Ética.

                            Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                            Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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