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Outros Produtos

Obter serviços do Banco Nacional de Dados Oceanográficos

18 de março de 2024
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Forças Armadas e Defesa Civil
Produtos e Atividades Controladas > Outros Produtos


Avaliações: 50% (4)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Forças Armadas e Defesa Civil Produtos e Atividades Controladas > Outros ProdutosO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Obter serviços do BNDO diretamente pelo siteCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Obter serviços do BNDO mediante solicitação por e-mailCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Obter serviços do BNDO mediante solicitação por e-mail – continuaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

A Marinha, por meio da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), é a Instituição Nacional que tem por função promover e coordenar a participação do Brasil nas atividades da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) relacionadas com os Serviços Oceânicos e Mapeamento Oceânico.

O Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO), por sua vez, surgiu com a aprovação do Decreto de 5 de janeiro de 1994 como um Centro Depositário da COI, para auxiliar a DHN a gerir os dados que estão sob a sua guarda. A Organização Militar responsável pela operação do BNDO é o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), e as suas atividades estão especificadas no Artigo 4º do referido Decreto, a saber:

Obter, receber, analisar, verificar a coerência dos dados recebidos, organizar, controlar, arquivar e disseminar dados oceanográficos;
Manter intercâmbio de dados oceanográficos com as instituições nacionais e estrangeiras congêneres no âmbito da COI;
Manter acervo bibliográfico das publicações e documentos da COI, para difusão à comunidade científica nacional;
Coordenar, controlar e supervisionar, com a participação do Ministério da Ciência e Tecnologia, os programas nacionais de obtenção de dados oceanográficos.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa pode solicitar os serviços descritos.

Etapas para a realização deste serviço

1.Obter serviços do BNDO diretamente pelo site

Estão disponíveis no site do BNDO: 

Previsões de Marés (Tábuas de Marés)
Estações Maregráficas
Estações Fluviométricas
Estações Meteorológicas
Estações Topogeodésicas
Meteoromarinha
Cartas Sinóticas
Cartas Náuticas Raster
Programa Nacional de Boias (PNBOIA)
Programa Brasileiro de Monitoramento do Nível do Mar (GLOSS-Brasil)
Serviço Meteorológico Marinho Brasileiro – Argo Floats
Serviço Meteorológico Marinho Brasileiro – Previsão Numérica do Tempo

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Acesse o site](https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-bndo/download)

    No página é possível acessar demais links onde podem ser encontrados os dados, informações, ou produtos disponíveis para intercâmbio.

DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Obter serviços do BNDO mediante solicitação por e-mail

      Tipo de Dados disponíveis para solicitação conforme [Portaria n°13/2018 da DHN](https://www.marinha.mil.br/dhn/sites/www.marinha.mil.br.dhn/files/Port13-2018-DHN-Aprova-NAD-DHN.pdf)

      Oceanográficos: temperatura, salinidade, velocidade do som, condutividade, oxigênio e nutrientes;

      Geológicos: amostras de fundo (tença, análises granulométricas, mineralógicas e outros);

      Fluviográficos: altura de nível observado em estações fluviométricas;

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: e-mail
      • Descrição: [chm.bndo@marinha.mil.br](mailto:chm.bndo@marinha.mil.br)
      DOCUMENTAÇÃO
      • O solicitante deverá fornecer os seguintes parâmetros para a busca ao dado:

        a) tipo de dado, informação ou produto (exemplo: dados de correntes, previsão horária de maré, amostras geológicas, entre outros);

        b) área geográfica: latitude e longitude dos cantos superior direito e inferior esquerdo, no formato GGMMSS (Grau-Minuto-Segundo) ou GG.gg (Grau Decimal);

        c) nome ou número da estação; e

        d) intervalo de tempo (período inicial e final) ou uma data fixa.

      • Deve ser informado o motivo da solicitação e a aplicação dos dados, além de nome completo do solicitante, endereço, telefone, e-mail e, caso se aplique, instituição ou empresa a que está vinculado, o título do projeto de pesquisa, órgão financiador e resumo do mesmo.
      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        10 dias-uteis

        3.Obter serviços do BNDO mediante solicitação por e-mail – continuação

        Outros dados disponíveis:[](https://www.marinha.mil.br/dhn/sites/www.marinha.mil.br.dhn/files/Port13-2018-DHN-Aprova-NAD-DHN.pdf)

        Maregráficos: previsões de maré, altura observada de maré em estações maregráficas, altura do nível do mar do GLOSS, entre outros;

        Correntométricos: direção e intensidade em perfis de profundidade e na superfície;

        Meteorológicos: dados das estações meteorológicas fixas e móveis, radiossondas e cartas sinóticas;

        Geofísicos: Dados do LEPLAC

        CANAIS DE PRESTAÇÃO
        • Tipo: e-mail
        • Descrição: [chm.bndo@marinha.mil.br](mailto:chm.bndo@marinha.mil.br)
        DOCUMENTAÇÃO
        • As solicitações de dados do LEPLAC, disponibilizados apenas para pesquisadores brasileiros com vínculo universitário, deverão ocorrer mediante preenchimento do Formulário de Solicitação e assinatura do Termo de Responsabilidade, ambos disponíveis em:

          https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-bndo/outros-dados-e-produtos

           

          Os dados do LEPLAC incluem sísmica, magnetometria, gravimetria e batimetria.

        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          10 dias-uteis

          Outras Informações

          Quanto tempo leva?

          Informações adicionais ao tempo estimado

          Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

          Este serviço é gratuito para o cidadão.

          Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

          Este é um serviço do(a) Comando da Marinha (CMAR). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/185

          Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

          O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na [lei nº 13.460/17](http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13460.htm), um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

          Urbanidade;
          Respeito;
          Acessibilidade;
          Cortesia;
          Presunção da boa-fé do usuário;
          Igualdade;
          Eficiência;
          Segurança; e
          Ética

          Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

          O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela [lei nº13.460/17](http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13460.htm), tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

          Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

          Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela [lei 10.048, de 8 de novembro de 2000](http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm).

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