Saúde e Vigilância Sanitária
Rede de Atendimento à Saúde > Urgências e Emergências
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Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Foto: Maquete da Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez da Funasa.Crédito: Arquivo/Funasa.
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Acionar a Funasa
O acionamento será feito por algum órgão parceiro atuante em desastres (Prefeituras, Defesa Civil, Comitê de crise, CENAD, Exército, etc.) – via ofício – que atuará com um Grupo Estadual de Resposta em Desastres (GRD), seguindo o Protocolo de Atuação da Funasa em situações de Desastres, coordenado pela Coordenação de Projetos, Pesquisas e Ações Estratégicas em Saúde Ambiental (Copae) da Funasa. O GRD se reunirá com os órgãos parceiros ou demandantes para levantar as informações iniciais.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: [desam.copae@funasa.gov.br](mailto:desam.copae@funasa.gov.br)
DOCUMENTAÇÃO
- Ofício de solicitação de apoio.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Planejar as ações de apoio
É a concepção de uma série de atividades que devem estar em consonância com o Plano de Atuação da Funasa em Situações de Desastres. Na fase de Planejamento será necessário realizar uma reunião com os órgãos parceiros e com o Comitê de Crise local para conhecer as necessidades e demandas da ocorrência. Essa reunião deve ser registrada em ata que especifique as atividades e responsabilidades de cada órgão parceiro e do GRD Estadual e, posteriormente, deve ser encaminhada para a Copae.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: [desam.copae@funasa.gov.br](mailto:desam.copae@funasa.gov.br)
DOCUMENTAÇÃO
- Formulário padrão de levantamento situacional;
- Cronograma de atividades planejadas; e
- Checklist e levantamento de custos das atividades do GRD Estadual da Funasa.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
48 horas
3.Realizar as ações de apoio
Uma vez aprovado o planejamento de ações, a realização das atividades inicia-se com o deslocamento do GRD Estadual (ou equipe técnica) e insumos necessários para local afetado. Chegando lá, o GRD Estadual desenvolverá imediatamente as tarefas distribuídas na etapa de planejamento e estabelecidas no cronograma. Caso não haja UMTA no estado da demanda, a Funasa providenciará o deslocamento do equipamento e do corpo técnico adequado de outro estado para o atendimento.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: presencial
- Descrição: O solicitante e o CRD Estadual da Funasa se deslocam ao local com a Unidade Móvel de Tratamento de Água de Baixa Turbidez (UMTA) e prestam o serviço in loco.
DOCUMENTAÇÃO
- Ficha de coleta de água;
- Formulário para levantamento de informações gerais dos sistemas de abastecimento;
- Formulário para avaliações preliminares de danos no sistema de abastecimento de água – Adutoras e Rede de Distribuição;
- Plano de Trabalho das atividades relativas à UMTA;
- Cronograma de execução de ações da UMTA; e
- Relatório final das atividades desenvolvidas pelo GRD.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.