Educação e Pesquisa
Ensino Técnico-Profissional > Universidades e IFES
Ensino Técnico-Profissional > Universidades e IFES
Avaliações: 57% (100)
Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Entrega de documentos e realização de cadastro
Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital. O cidadão deverá acompanhar o processamento da matrícula através de mensagem de e-mail ou consulta ao serviço no portal [GOV.BR.](https://balcaodigital.ifrn.edu.br/proxy/servicos/instituicao/100931/servico/5780/solicitar)
O candidato deverá observar a documentação exigida, anexando apenas documentos legíveis.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital. O cidadão deverá acompanhar o processamento da matrícula através de mensagem de e-mail ou consulta ao serviço no portal [GOV.BR](https://balcaodigital.ifrn.edu.br/proxy/servicos/instituicao/100931/servico/5780/solicitar)
O candidato deverá observar a documentação exigida, anexando apenas documentos legíveis.
DOCUMENTAÇÃO
- Documento oficial de identificação com foto (frente e verso), preferencialmente o Registro Geral (RG)
- Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista), no caso de sexo masculino maior de 18 anos e menores de 45 anos
- Certidão de casamento
- Certidão de nascimento
- Documentos que comprovem a escolaridade mínima estabelecida no edital.
- Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral referente à última eleição (cópia digitalizada) ou certidão de quitação eleitoral emitida no [site do TSE](https://www.tse.jus.br/), para os maiores de 18 anos
- Comprovante de renda para os candidatos às cotas com renda menor ou igual a 1,5 salário-mínimo
Uma foto 3×4, recente e de frente
- Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas:
- Cota 1 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas: Declaração ou histórico escolar para comprovação que estudou todo o Ensino Fundamental em escola(s) pública(s); Declaração para comprovação de renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio, conforme estabelecido no edital do processo seletivo.
- Cota 2 – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas: Declaração ou histórico escolar para comprovação que estudou todo o Ensino Fundamental em escola(s) pública(s); Declaração para comprovação de renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio, conforme estabelecido no edital do processo seletivo.
- Cota 3 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas: Declaração ou histórico escolar para comprovação que estudou todo o Ensino Fundamental em escola(s) pública(s); Declaração para comprovação de renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio, conforme estabelecido no edital do processo seletivo.
- Cota 4 – Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas: Declaração ou histórico escolar para comprovação que estudou todo o Ensino Fundamental em escola(s) pública(s), conforme estabelecido no edital do processo seletivo.
- Cota PCD 1 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que se autodeclararam Pessoas com Deficiência, e que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas: Documentos estabelecidos para Cota 1 e Laudo Médico Comprobatório, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID – 10).
- Cota PCD 2 – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que se autodeclararam Pessoas com Deficiência, e que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas: Documentos estabelecidos para Cota 2 e Laudo Médico Comprobatório, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID – 10).
- Cota PCD 3 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), que se autodeclararam Pessoas com Deficiência e tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas: Documentos estabelecidos para Cota 3 e Laudo Médico Comprobatório, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID – 10).
- Cota PCD 4 – Candidatos independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), que se autodeclararam Pessoas com Deficiência e tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas: Documentos estabelecidos para Cota 4 e Laudo Médico Comprobatório, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID – 10).
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
1 minutos
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
+ Urbanidade;
+ Respeito;
+ Acessibilidade;
+ Cortesia;
+ Presunção da boa-fé do usuário;
+ Igualdade;
+ Eficiência;
+ Segurança; e
+ Ética.