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Credenciamentos e Habilitações

Habilitar-se como serviço de alta complexidade cardiovascular

18 de março de 2024
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Saúde e Vigilância Sanitária
Rede de Atendimento à Saúde > Credenciamentos e Habilitações


Avaliações: 81% (21)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Saúde e Vigilância Sanitária Rede de Atendimento à Saúde > Credenciamentos e HabilitaçõesO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Requisitar habilitaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Atender questionmentos e demandas do serviço (se necessário)CANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Receber resultadoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

O Centro de Referência de Alta Complexidade em Cardiovascular é uma Unidade de Assistência que exerce o papel auxiliar de caráter técnico ao respectivo gestor do SUS nas políticas de atenção às doenças cardiovasculares, devendo (I) participar de forma articulada e integrada do sistema de saúde local e regional; (II) ter estrutura de pesquisa e ensino organizada, com programas e protocolos estabelecidos; (III) ter adequada estrutura gerencial, capaz de zelar pela eficiência, eficácia e efetividade das ações prestadas; (IV) subsidiar as ações dos gestores na regulação, fiscalização, controle e avaliação, incluindo estudos de qualidade e estudos de custo-efetividade; (V) participar como polo de desenvolvimento profissional em parceria com o gestor do SUS, tendo como base a Política de Educação Permanente para o SUS; e (VI) oferecer no mínimo quatro dos serviços definidos no Artigo 5º da Portaria SAS/MS nº 210/2004.

Estabelecimentos habilitados na Alta Complexidade em Cardiovascular possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada a portadores de doenças do sistema cardiovascular, podendo ofertar vários serviços especializados.

 

Tipos de habilitação

08.01 – [Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular       ](http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Habilitacoes_Listar.asp?VTipo=0801&VListar=1&VEstado=00&VMun=&VComp=&VContador=248&VTitulo=H)

08.02 – [Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular  ](http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Habilitacoes_Listar.asp?VTipo=0802&VListar=1&VEstado=00&VMun=&VComp=&VContador=54&VTitulo=H)

08.03 – [Cirurgia Cardiovascular e Procedimentos em Cardiologia Intervencionista; ](http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Habilitacoes_Listar.asp?VTipo=0803&VListar=1&VEstado=00&VMun=&VComp=&VContador=245&VTitulo=H)

08.04 – [Cirurgia Cardiovascular Pediátrica;](http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Habilitacoes_Listar.asp?VTipo=0804&VListar=1&VEstado=00&VMun=&VComp=&VContador=67&VTitulo=H)

08.05 – [Cirurgia Vascular;](http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Habilitacoes_Listar.asp?VTipo=0805&VListar=1&VEstado=00&VMun=&VComp=&VContador=219&VTitulo=H)

08.06 – [Cirurgia Vascular e Procedimentos Endovasculares Extracardíacos;](http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Habilitacoes_Listar.asp?VTipo=0806&VListar=1&VEstado=00&VMun=&VComp=&VContador=128&VTitulo=H)

08.07 – [Laboratório de Eletrofisiologia, Cirurgia Cardiovascular e Procedimentos de Cardiologia Intervencionista.](http://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Habilitacoes_Listar.asp?VTipo=0807&VListar=1&VEstado=00&VMun=&VComp=&VContador=93&VTitulo=H)

 

Quem pode utilizar este serviço?

Estados e Municípios

Etapas para a realização deste serviço

1.Requisitar habilitação

Documentação em comum para todos os casos

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: Preenchimento e envio da proposta via SAIPS.

    As Secretarias Estaduais de Saúde, interessadas em habilitar estabelecimentos, deverão encaminhar ao Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde – SAIPS.

    [https://saips.saude.gov.br/](https://saips.saude.gov.br/ “https://saips.saude.gov.br/”)

DOCUMENTAÇÃO
  • Ofício do gestor estadual favorável à habilitação; 
    Formulário de Vistoria do Gestor (Check List) preenchido e assinado;
    CIB aprovando a habilitação pleiteada;​(não pode ser CIB Ad referendum);
    Ofício do gestor Estadual informando à quem caberá custear a habilitação e o cálculo do Impacto financeiro conforme parâmetros previstos na Portaria nº 123/2005;
  • Cópia dos títulos/comprovantes de experiência dos profissionais e cópia dos documentos de formalização de referência com os serviços;
    Alvará de Funcionamento;
    Alvará da Vigilância Sanitária.
CUSTOS
    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

    2.Atender questionmentos e demandas do serviço (se necessário)

    Documentação em comum para todos os casos

    Documentos e informações requisitadas pelos analistas

     

    CANAIS DE PRESTAÇÃO
    • Tipo: web
    • Descrição: [Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde – SAIPS](http://saips.saude.gov.br/)
    DOCUMENTAÇÃO
      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        3.Receber resultado

        A habilitação será publicada em portaria específica

        CANAIS DE PRESTAÇÃO
        • Tipo: web
        • Descrição: [Acesse o site www.in.gov.br](http://in.gov.br)

          [Acesse o site](http://saips.saude.gov.br/)

        DOCUMENTAÇÃO
          CUSTOS
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            Outras Informações

            Quanto tempo leva?

            Informações adicionais ao tempo estimado

            Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

            Este serviço é gratuito para o cidadão.

            Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

            Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde (MS). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/304

            Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.

            Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

            Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

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