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Vida Financeira

Enviar documentos pelo Protocolo Digital do BC

18 de março de 2024
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Finanças, Impostos e Gestão Pública
Sistema Financeiro e Mercado > Vida Financeira


Avaliações: 46% (182)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Finanças, Impostos e Gestão Pública Sistema Financeiro e Mercado > Vida FinanceiraO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Gerar o documento no formato exigidoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Acessar o Protocolo DigitalCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Enviar o documentoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Acompanhar o andamento de um documento enviadoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

O [Protocolo Digital do BC](https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/protocolodigital) possibilita aos cidadãos, às empresas, às instituições supervisionadas e às entidades públicas enviar documentos ao Banco Central de forma totalmente digital, proporcionando mais agilidade no atendimento e redução nos custos.

Após enviados, os documentos são analisados pela área do BC responsável pela demanda. Assim, é importante saber quais os documentos são necessários para ter seu pedido atendido. Há casos, inclusive, em que os documentos devem possuir mecanismos eletrônicos de verificação de autenticidade.

Envio ou pedido de informações não-sigilosas: nível bronze, prata ou ouro pela Conta govbr.

Envio ou pedido de informações sigilosas de pessoas físicas: nível prata ou ouro pela Conta govbr ou com envio da documentação necessária solicitada pelo Departamento responsável pela demanda. 

Envio ou pedido de informações sigilosas de empresas: certificado digital pela Conta govbr ou com envio da documentação necessária solicitada pelo Departamento responsável pela demanda.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa física, enviando em seu nome ou representando outra pessoa física ou jurídica.

Etapas para a realização deste serviço

1.Gerar o documento no formato exigido

Os documentos enviados por meio do Protocolo Digital do BC devem ter no máximo 50MB e devem estar no formato PDF/A, o que permitirá uma visualização padronizada do documento e garantirá que ele possa ser acessado no futuro com suas características originais.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: Acesse o [tutorial](http://www.bcb.gov.br/content/acessoinformacao/Documents/Processos_Eletronicos_docs/ProtocoloDigital_PDF-A.pdf) para saber como criar ou converter documentos no formato PDF/A.
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Acessar o Protocolo Digital

      Para acessar o Protocolo Digital do BC, é necessário utilizar uma conta Sisbacen ou uma conta govbr.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: Pelo [Protocolo Digital](https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/protocolodigital).
      DOCUMENTAÇÃO
      • CPF
      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        3.Enviar o documento

        Após acessar o [Protocolo Digital do BC](https://protocolodigital.bcb.gov.br/protocolo/login/index.html), será possível fazer o upload do documento e enviá-lo ao BC, junto com as devidas informações sobre o documento, as quais serão solicitadas por meio de campos no sistema.

        Depois de concluir o envio do documento, será gerado o Número Único de Protocolo (NUP). Esse número é único dentro de toda a Administração Pública Federal e permite que o trâmite do documento seja consultado posteriormente

        CANAIS DE PRESTAÇÃO
        • Tipo: web
        • Descrição: Pelo [Protocolo Digital](https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/protocolodigital).
        DOCUMENTAÇÃO
          CUSTOS
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            4.Acompanhar o andamento de um documento enviado

            Você pode acompanhar o andamento do documento na opção “Meus protocolos”, dentro do Protocolo Digital do BC, ou no Protocolo Integrado do Governo Federal, informando o nº do Protocolo (NUP).

            CANAIS DE PRESTAÇÃO
            • Tipo: web
            • Descrição: Pelo [Protocolo Digital](https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/protocolodigital)

              Acesse o [Protocolo Integrado](https://protocolointegrado.gov.br/)  do Governo Federal

              No caso do Protocolo Integrado do Governo Federal, ele estará disponível em até meia hora após a protocolização.

            DOCUMENTAÇÃO
              CUSTOS
                TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                Outras Informações

                Quanto tempo leva?

                Informações adicionais ao tempo estimado

                Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                Este serviço é gratuito para o cidadão.

                Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil (BCB). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/89

                Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                Urbanidade;
                Respeito;
                Acessibilidade;
                Cortesia;
                Presunção da boa-fé do usuário;
                Igualdade;
                Eficiência;
                Segurança; e
                Ética.

                Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei n° 10.048/00.

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