Finanças, Impostos e Gestão Pública
Impostos e Obrigações > Divida Ativa da União
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Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Para utilizar o Inscreve Fácil, o órgão público interessado deverá solicitar seu cadastro à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional por ofício ou através do e-mail inscrevefacil.cda@pgfn.gov.br.
Após efetuar o pedido de inscrição, o usuário receberá um número de protocolo e poderá acompanhar seus desdobramentos no âmbito da PGFN. É possível, inclusive, retificar o pedido e consultar inscrições em dívida ativa no próprio Portal.
Instruções detalhadas sobre o procedimento podem ser obtidas no site da PGFN, clicando [aqui](https://www.gov.br/../../pgfn/pt-br/servicos/orgaos-publicos-e-parceiros/orientacoes-aos-orgaos-publicos-e-parceiros)!
Faça uma descrição sintética do serviço, contendo o resultado que será entregue ao solicitante.
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Solicitar habilitação no sistema
Representante do órgão público federal deverá solicitar à PGFN o cadastro do órgão para utilizar o sistema.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: inscrevefacil.cda@pgfn.gov.br
DOCUMENTAÇÃO
- Preencher os formulários encaminhados pela PGFN para o e-mail inscrevefacil.cda@pgfn.gov.br.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Encaminhar pedido de inscrição em dívida ativa
O servidor deverá preencher formulário eletrônico com o demonstrativo do débito e anexar arquivo PDF com a imagem do processo administrativo.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Portal Inscreve Fácil](https://www.inscrevefacil.pgfn.gov.br/#/login)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
180 dias-uteis
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança; e
Ética