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Vida Financeira

Consultar ranking de reclamações contra instituições financeiras e administradoras de consórcios

18 de março de 2024
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Finanças, Impostos e Gestão Pública
Sistema Financeiro e Mercado > Vida Financeira


Avaliações: 38% (130)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Finanças, Impostos e Gestão Pública Sistema Financeiro e Mercado > Vida FinanceiraO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Acessar o Ranking de ReclamaçõesCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

Listas dos bancos, financeiras e administradoras de consórcio classificados com base em um índice que considera as reclamações registradas no Banco Central e a quantidade de clientes dessas instituições. Somente são consideradas as queixas que indicam que alguma norma do Conselho Monetário Nacional ou do Banco Central foi descumprida.

 

Os rankings podem ajudar você na escolha da instituição financeira, com base na avaliação dos usuários de seus serviços. Também contribuem para a transparência das ações do Banco Central ao mostrar à sociedade o perfil das reclamações que foram registradas.

 

O Ranking de instituições financeiras (bancos e financeiras) é divulgado trimestralmente, enquanto o ranking de consórcios é divulgado semestralmente.

  

Participe da pesquisa sobre o Novo Ranking de Reclamações clicando na imagem abaixo.

[![novo_ranking_manchete_317851_2023.jpg](https://www.gov.br/pt-br/imagens-de-servicos/novo_ranking_manchete_317851_2023.jpg “novo_ranking_manchete_317851_2023.jpg”)](https://pesquisabcb.bcb.gov.br/inscricaoparticipante)

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa física ou jurídica.

Etapas para a realização deste serviço

1.Acessar o Ranking de Reclamações

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: Acesse [aqui](https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/rankingreclamacoes).
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      Outras Informações

      Quanto tempo leva?

      Informações adicionais ao tempo estimado

      Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

      Este serviço é gratuito para o cidadão.

      Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

      Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil (BCB). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/89

      Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

      O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      Urbanidade;
      Respeito;
      Acessibilidade;
      Cortesia;
      Presunção da boa-fé do usuário;
      Igualdade;
      Eficiência;
      Segurança; e
      Ética.

      Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

      O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

      Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

      Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei n° 10.048/00.

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