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Serviços Adicionais

Acompanhar análise de cédulas e moedas pelo BC

18 de março de 2024
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Finanças, Impostos e Gestão Pública
Outros Serviços > Serviços Adicionais


Avaliações: 53% (59)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Finanças, Impostos e Gestão Pública Outros Serviços > Serviços AdicionaisO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Acompanhar análise de numerárioCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

É o serviço de acompanhamento da análise realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) de cédulas e moedas em Reais que foram recebidas ou retidas pelos bancos . A análise de cédulas e moedas compreende os casos listados abaixo:

cédulas e moedas nacionais identificadas como falsas ou de legitimidade duvidosa;
cédulas rasgadas e moedas danificadas;
cédulas manchadas com tinta suspeita de ser proveniente de dispositivo antifurto; e
cédulas com defeito de fabricação.
Somente é possível acompanhar o andamento da análise a partir do momento em que a instituição financeira informa, no sistema, os dados da cédula ou moeda.

Em casos de consultas feitas por pessoa jurídica, o CNPJ a ser informado deve ser o mesmo registrado na Receita Federal como responsável pela empresa.

Ao consultar o andamento da análise, a situação do numerário será exibida. Relacionamos abaixo o que significa cada uma: 

a ser encaminhado: a cédula ainda não foi enviada ao BCB pela instituição financeira;
recebido: a cédula foi recebida fisicamente no BCB ;
examinado: a cédula foi avaliada pelo BCB e o seu resultado foi publicado, sendo legítima ou falsa; e
excluído: o registro da cédula foi excluído, pois foi identificado erro de dados, duplicidade de registro, ou outro motivo.[
](file:///C:/Users/Paula%20Melissa/Downloads/Modelo_servi%C3%A7o_an%C3%A1lisedenumer%C3%A1rio_Conor%20-%2013%209%2021.docx#_msocom_1)
Prazo para exame de cédulas identificadas como falsas ou de legitimidade duvidosa: Os bancos devem reter e encaminhar ao BCB as cédulas que provocarem dúvidas em relação à sua legitimidade. Quando a retenção da cédula ocorrer nas praças onde o BCB possui representação (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém), o prazo máximo para encaminhamento é de 30 dias corridos contados a partir da data em que a cédula foi retida pelo banco; e de, no máximo, 45 dias corridos nas praças onde não há representação do BCB (demais cidades). O prazo para conclusão da análise é de, no máximo, 20 dias corridos a partir da data do recebimento da cédula pelo BCB.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa física ou jurídica.

Etapas para a realização deste serviço

1.Acompanhar análise de numerário

Acesse o link: [análise de numerário enviado para exame](https://www3.bcb.gov.br/mecpublico/ “Análise de numerário”) no site do BCB e preencha os campos solicitados.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: Acesse [aqui](https://www3.bcb.gov.br/mecpublico/ “Análise de numerário”).
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      Outras Informações

      Quanto tempo leva?

      Informações adicionais ao tempo estimado

      Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

      Este serviço é gratuito para o cidadão.

      Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

      Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil (BCB). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/89

      Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

      O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      Urbanidade;
      Respeito;
      Acessibilidade;
      Cortesia;
      Presunção da boa-fé do usuário;
      Igualdade;
      Eficiência;
      Segurança; e
      Ética.

      Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

      O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

      Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

      Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048/00.

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