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Controle Social

Registrar manifestação sobre serviço prestado pela UFES

18 de março de 2024
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Comunicações e Transparência Pública
Transparência > Controle Social


Avaliações: 79% (29)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Comunicações e Transparência Pública Transparência > Controle SocialO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Cadastrar-se na PlataformaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Registrar manifestaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Receber respostaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

A gestão de manifestações dos usuários dos serviços prestados pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é feito pela equipe da Ouvidoria. Este serviço é oferecido ao cidadão como garantia da participação social junto a administração pública. O Cidadão pode registrar manifestações diretamente pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR ou pelos canais de atendimento disponibilizados pela Ouvidoria da UFES, inclusive presencialmente em sala de fácil acesso e ambiente reservado.
As manifestações podem ser dos seguintes tipos:
i. reclamação: demonstração de insatisfação relativa a prestação de serviço público;
ii. denúncia: comunicação de prática de irregularidade ou ato ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes;
iii. elogio: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
iv. sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
v. solicitação de providências: pedido para adoção de providências por parte da Administração;

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão que utiliza os serviços prestados pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Etapas para a realização deste serviço

1.Cadastrar-se na Plataforma

Caso já possua cadastro siga para 2ª Etapa.
O cadastro deve ser feito na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Cadastrar-se](https://falabr.cgu.gov.br/)
DOCUMENTAÇÃO
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
CUSTOS
    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

    5 dias-uteis

    2.Registrar manifestação

    Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação: Digite “UFES”;

    Fale aqui: Além da orientação disponível, informe elementos mínimos para que o gestor responsável pelo setor envolvido possa identificar melhor a demanda apresentada
    Inclua fotos, documentos digitalizados se necessário clicando no link “Incluir anexos”.
    Clique em “Avançar”
    Será gerado um número de protocolo para acompanhamento do atendimento.

    CANAIS DE PRESTAÇÃO
    • Tipo: web
    • Descrição: Cadastro e registro da manifestação pelo site [Fala.Br.](https://falabr.cgu.gov.br/)
    DOCUMENTAÇÃO
    • Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      30 minutos

      3.Receber resposta

      Caso seja necessário alguma complementação a Ouvidoria registrará um pedido de complementação, pelo Sistema Fala.BR com aviso por e-mail, ao manifestação que terá um prazo de até 30 dias para respondê-la. Recebendo a resposta conclusiva do setor responsável, a Ouvidoria procederá com o registro de resposta conclusiva no Sistema Fala.BR. O manifestante será alertado no e-mail sobre a inclusão da resposta conclusiva e também poderá consultá-la no próprio Fala.BR.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Consulte sua manifestação](https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/ConsultarManifestacaoLogin.aspx)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          20 dias-uteis

          Outras Informações

          Quanto tempo leva?

          Informações adicionais ao tempo estimado

          Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

          Este serviço é gratuito para o cidadão.

          Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

          Este é um serviço do(a) Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/425

          Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

          O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

          Urbanidade;
          Respeito;
          Acessibilidade;
          Cortesia;
          Presunção da boa-fé do usuário;
          Igualdade;
          Eficiência;
          Segurança; e
          Ética

          Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

          O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

          Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

          Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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