Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital
Assistência Especializada > Suporte Digital
Avaliações: 13% (2108)
Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Para realizar a consulta, é necessário informar o número do Imóvel na Receita Federal (NIRF) ou da inscrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou da inscrição Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Com esse número a API retorna, de forma rápida, segura e automatizada, as consultas de certidões negativas de débito federais de pessoas jurídicas, pessoas físicas e imóveis rurais. Se houver mais de uma certidão válida, a API retorna a mais recente e com maior prazo de validade.
A confiabilidade, segurança e checagem automática das informações atualizadas permitem melhorar a avaliação de crédito e minimizar riscos de fraude. Esse acesso às informações públicas ajuda a reduzir os riscos em operações com clientes e fornecedores.
Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital de consulta de dados de Certidão Negativa de Débito (CND)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual de Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!
Quem pode utilizar este serviço?
Órgãos e entidades públicas (em todas as esferas)
Etapas para a realização deste serviço
1.Iniciar a compra da API Consulta CND
Usuário com certificado digital deve acessar página do serviço na Loja Serpro e apertar botão Quero contratar. Usuários sem certificado digital, órgãos e entidades públicas, entidades de classe e grupos econômicos devem enviar mensagem à área comercial no formulário do final da página. Se for cliente, solicitar atendimento com seu consultor de negócio. Se instituição financeira filiada à Febraban, apertar Quero contratar Febraban/ABDE e enviar formulário para área comercial.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Loja Serpro](https://www.loja.serpro.gov.br/consultacnd “Obter solução consulta de dados de Certidão Negativa de Débito (CND)”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Acessar Área do Cliente Serpro
O usuário que for comprar deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a Área do Cliente Serpro fica disponível para a realização da contratação do serviço.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
3.Contratar o serviço
Após acessar a Área do Cliente Serpro, o usuário deve seguir o fluxo de contratação do serviço. Se tiver interesse pela demonstração do serviço, basta seguir as orientações constantes no menu Demonstração do Manual de Informações Técnicas.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
- O custo mensal depende da faixa de preços, conforme o seu volume de consumo, – R$
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
4.Instalar API
O usuário deve visualizar as chaves de acesso ao serviço (Consumer Key e Consumer Secret) para identificação do usuário, disponibilizadas na Área do Cliente Serpro, baixar a API na plataforma API SERPRO e autenticar, de acordo com as orientações do Manual de Informações Técnicas, a aplicação para começar a consumir o serviço. A partir da contratação, é possível visualizar o histórico de uso da API na Área do Cliente Serpro.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
5.Cancelar o serviço
O usuário pode cancelar a qualquer momento com a manifestação da vontade na Área do Cliente Serpro. No menu lateral, deve realizar os seguintes procedimentos: clicar em “Central de Ajuda”; na área “Meus Tickets”, clicar em “Criar Novo”; selecionar a opção “Financeiro” e clicar “Abrir”; no formulário aberto, preencha os dados solicitados e escolha opção “Contrato – Cancelamento do Serviço ou Rescisão do Contrato”; e, por fim, enviar a solicitação de cancelamento.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança;
· Ética.