Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital
Assistência Especializada > Suporte Digital
Avaliações: 44% (4752)
Última Modificação: 18/03/2024
O que é
São três tipos de certificados:
Certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano e, por ser um arquivo, pode ser instalado facilmente em vários computadores mediante cópia de segurança (backup) do arquivo;
Certificado tipo A3, com validade de até 5 anos, é usado geralmente por meio de mídia criptográfica (token ou cartão USB) que precisa estar conectada em computador para cada uso. O certificado só pode ser baixado no token uma única vez e, em caso de perda da mídia, perde-se também o certificado digital.
Certificado em Nuvem – NeoID diminui o risco dessa perda por estar armazenado na nuvem do Serpro e ser usado no smartphone. Pode ser instalado em vários computadores e vários celulares, mas, para cada uso, é encaminhado um pedido de autorização para o celular.
Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter certificação digital” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual do Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa Jurídica
Órgãos e entidades públicas (em todas as esferas)
Etapas para a realização deste serviço
1.Escolher tipo de certificação
O usuário deve consultar o serviço “Emissão de certificado digital” na Loja Serpro para verificar o certificado digital de acordo com seu perfil e o modelo de interesse.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Loja Serpro](https://www.loja.serpro.gov.br/certificacao “Loja Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Iniciar a compra do certificado digital
Ao apertar o botão “Comprar”, o usuário deve escolher entre duas modalidades de emissão do certificado digital: videoconferência ou presencial.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Loja Serpro](https://www.loja.serpro.gov.br/certificacao “Loja Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
3.Ser atendido por videoconferência
Para ser atendido por videoconferência, o usuário deve fornecer o seu CPF para validação da possibilidade desse atendimento, por exigir que o usuário tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, conforme Resolução nº 90 do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP – Brasil.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Loja Serpro](https://www.loja.serpro.gov.br/certificacao “Loja Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
4.Acessar Área do Cliente Serpro
O usuário que for comprar por videoconferência deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para iniciar o processo de solicitação do certificado digital, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
5.Contratar o serviço
Após o acesso à Área do Cliente Serpro, o usuário deve seguir o fluxo de contratação e acessar a sala indicada pelo Serpro no dia e horário selecionado para os procedimentos de validação documental e da emissão do certificado digital.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
- O custo depende do perfil e do modelo do usuário que pode ser consultado na – R$
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança;
· Ética.