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Suporte Digital

Obter solução digital para registro de entrada e saída de veículos em estoque (Renave)

18 de março de 2024
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Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital


Avaliações: 50% (18)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Ciência e Tecnologia Assistência Especializada > Suporte DigitalO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Iniciar a compraCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Acessar Área do Cliente SerproCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Contratar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Habilitar certificadoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

[Obter solução digital para registro de entrada e saída de veículos em estoque (Renave](https://www.loja.serpro.gov.br/renave “Loja Serpro”)) é um serviço que disponibiliza uma solução digital de compra, venda e gestão de estoque de veículos automotores no país, de forma que a transferência da propriedade do veículo seja efetuada de maneira rápida, com custo reduzido, digital e seguro. Trata-se de uma solução WebService e utiliza API para sua integração e, por isso, o usuário deve desenvolver uma solução técnica ou contratar um integrador para se comunicar com o Renave.

A empresa, previamente credenciada, pode realizar transações de transferência diretamente nas bases de dados do Detran estadual e da Receita Federal do Brasil. O Renave, na hora da transferência de um veículo, valida a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e comunica automaticamente a solicitação de transferência da propriedade aos órgãos competentes de trânsito. 

Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital para registro de entrada e saída de veículos em estoque (Renave)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual do Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço! 

.

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa Jurídica (concessionária, montadora e ITE’s – Implementadoras, Transformadoras e Encarroçadoras)

Etapas para a realização deste serviço

1.Iniciar a compra

O usuário deve entrar no serviço Renave da Loja Serpro e apertar o botão . Se o usuário não é credenciado, deve apertar o botão e seguir o fluxo de credenciamento da Plataforma Credencia.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Loja Serpro](https://www.loja.serpro.gov.br/renave “Loja Serpro”)
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Acessar Área do Cliente Serpro

      O usuário deve criar ou acessar sua conta na , fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a fica disponível para a realização da contratação do serviço.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Contratar o serviço

          Após acesso à , o usuário deve seguir o fluxo de contratação do serviço Renave.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
            • Valor contratado – R$
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            4.Habilitar certificado

            O usuário deve incluir um novo certificado e listar os certificados já cadastrados e, se for o caso, solicitar a habilitação de usuários e de troca de arquivos caso a empresa ainda não tenha essa configuração.

            CANAIS DE PRESTAÇÃO
            • Tipo: web
            • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área do Cliente Serpro”)
            DOCUMENTAÇÃO
              CUSTOS
                TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                Outras Informações

                Quanto tempo leva?

                Informações adicionais ao tempo estimado

                Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                Este serviço é gratuito para o cidadão.

                Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/90

                Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                · Urbanidade;

                · Respeito;

                · Acessibilidade;

                · Cortesia;

                · Presunção da boa-fé do usuário;

                · Igualdade;

                · Eficiência;

                · Segurança;

                · Ética.

                Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

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