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Suporte Digital

Obter solução digital de consulta de dados de Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

18 de março de 2024
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Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Suporte Digital


Avaliações: 18% (1762)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Ciência e Tecnologia Assistência Especializada > Suporte DigitalO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Iniciar a compra da API Consulta NFeCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Acessar Área do Cliente SerproCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Contratar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Instalar APICANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Cancelar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

[Obter solução digital de consulta de dados de Nota Fiscal Eletrônica (NFe)](https://www.loja.serpro.gov.br/consultanfe “Obter solução de consulta de dados de Nota Fiscal Eletrônica (NFe)”) é um serviço que se conecta diretamente nas bases do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED da Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, por meio de uma ferramenta (API) para consulta em massa às informações públicas de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe).  

Para realizar a consulta, é necessário o envio do número da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) para que a API retorne as informações dos dados que consta na respectiva NFe.   

A confiabilidade, segurança e checagem automática das informações atualizadas permitem gerar negócios, tomar decisões e minimizar riscos de fraude. Esse acesso às informações públicas ajuda conhecer melhor clientes e fornecedores.  

Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter digital solução de consulta de dados de Nota Fiscal Eletrônica (NFe)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. [Clique aqui](http://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio “Plataforma Virtual de Conselho de Usuários”), seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

Quem pode utilizar este serviço?

Empresas (mercado privado)
Órgãos e entidades públicas (em todas as esferas)

Etapas para a realização deste serviço

1.Iniciar a compra da API Consulta NFe

O usuário com certificado digital (e-CNPJ) deve acessar a página do serviço na Loja Serpro e apertar o botão Quero contratar. O usuário sem certificado digital, órgão e entidade públicas, entidades de classe e grupos econômicos devem acessar a Loja Serpro e, no formulário do final da página, selecionar o serviço de interesse e enviar mensagem à área comercial. Caso já seja cliente do Serpro, basta solicitar atendimento diretamente com o seu consultor de negócio.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Loja Serpro](https://www.loja.serpro.gov.br/consultanfe “Obter solução de consulta de dados de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) “)
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Acessar Área do Cliente Serpro

      O usuário que for comprar deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a Área do Cliente Serpro fica disponível para a realização da contratação do serviço.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Área de Cliente do Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área de Cliente do Serpro”)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Contratar o serviço

          Após acessar a Área do Cliente Serpro, o usuário deve seguir o fluxo de contratação do serviço. Se tiver interesse pela demonstração do serviço, basta seguir as orientações constantes no menu Demonstração do Manual de Informações Técnicas.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área de Cliente do Serpro”)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
            • O custo mensal depende da faixa de preços conforme o seu volume de consumo, – R$
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            4.Instalar API

            O usuário deve visualizar as chaves de acesso ao serviço (Consumer Key e Consumer Secret) para identificação do usuário, disponibilizadas na Área do Cliente Serpro, baixar a API na plataforma API SERPRO e autenticar, de acordo com o passo a passo no menu Guia Rápido do Manual de Informações Técnicas, a aplicação para começar a consumir o serviço. A partir da contratação, é possível visualizar o histórico de uso da API na Área do Cliente Serpro.

            CANAIS DE PRESTAÇÃO
            • Tipo: web
            • Descrição: [Área do Cliente Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área de Cliente do Serpro”)
            DOCUMENTAÇÃO
              CUSTOS
                TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                5.Cancelar o serviço

                O usuário pode cancelar a qualquer momento com a manifestação da vontade na Área do Cliente Serpro. No menu lateral, deve realizar os seguintes procedimentos: clicar em “Central de Ajuda”; na área “Meus Tickets”, clicar em “Criar Novo”; selecionar a opção “Financeiro” e clicar “Abrir”; no formulário aberto, preencha os dados solicitados e escolha opção “Contrato – Cancelamento do Serviço ou Rescisão do Contrato”; e, por fim, enviar a solicitação de cancelamento.

                CANAIS DE PRESTAÇÃO
                • Tipo: web
                • Descrição: [Área de Cliente do Serpro](http://idm.serpro.gov.br/#/pav/oauth2/authorize?client_id=78b5dd39-aac6-48a7-bb58-5ab4f8f3448d&response_type=id_token&response_mode=form_post&scope=openid&nonce=JDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY&redirect_uri=https:%2F%2Fcliente.serpro.gov.br:443%2Fvendas%2Fapi%2Flogin%2Ftoken%3Fnonce%3DJDSPYEDPKBDKnYfyMnRBwMbkBSwhLehY%26accesspav%3DLyMhL2hvbWU%3D “Área de Cliente do Serpro”)
                DOCUMENTAÇÃO
                  CUSTOS
                    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                    Outras Informações

                    Quanto tempo leva?

                    Informações adicionais ao tempo estimado

                    Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                    Este serviço é gratuito para o cidadão.

                    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                    Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/90

                    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                    O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                     

                    · Urbanidade;

                    · Respeito;

                    · Acessibilidade;

                    · Cortesia;

                    · Presunção da boa-fé do usuário;

                    · Igualdade;

                    · Eficiência;

                    · Segurança;

                    · Ética.

                    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

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