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Serviços para Estrangeiros

Pedir desarquivamento do processo de refúgio

18 de março de 2024
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Justiça e Segurança
Nacionalidade, Estadia e Outros Direitos > Serviços para Estrangeiros


Avaliações: 45% (11)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Justiça e Segurança Nacionalidade, Estadia e Outros Direitos > Serviços para EstrangeirosO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Preencher formulário de desarquivamentoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Cadastrar-se como usuário externo no SEI!CANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Fazer peticionamento eletrônico no SEI!CANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Acompanhar o pedidoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

O processo de refúgio pode ser arquivado quando o solicitante de refúgio:

2. Falta à entrevista de elegibilidade agendada;
4. Viaja para o exterior sem comunicar o Conare;
6. Comunicou viagem ao Conare, mas permaneceu mais de 90 dias no exterior.

Quando o arquivamento acontece, não é possível renovar o Protocolo de Refúgio ou o DPRNM e o processo sai da fila de análise. É preciso, então, pedir o desarquivamento à Coordenação-Geral do Conare.

Mais informações no site: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/refugio/servicos/desarquivamento

Quem pode utilizar este serviço?

Solicitante de refúgio que mantém interesse em continuar com a análise do processo de reconhecimento da condição de refugiado.

Etapas para a realização deste serviço

1.Preencher formulário de desarquivamento

Baixar e preencher o formulário de desarquivamento.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: Baixar e preencher formulário: [Acesse o site](https://www.gov.br/../../../../../../mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/refugio/servicos/anexos/conare_formulriodedesarquivamento1.docx)
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Cadastrar-se como usuário externo no SEI!

      Mais informações no site https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/refugio/servicos/cadastro-no-sei/
      Manual do SEI: https://docs.google.com/document/d/1VlMuc38mQkpfH6XU188i-31OpPDzCc4sMX2_jjTRS6k/edit

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Acesse o site](https://sei.mj.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Fazer peticionamento eletrônico no SEI!

          Acesse SEI com login e senha.
          Em “peticionamento”, escolher opção “intercorrente”;
          Digite o número do Protocolo de Refúgio em número do processo e clique em “validar”;
          Clique em “adicionar”;
          Em “escolher arquivo”, selecione o formulário já preenchido com as suas informações;
          Em “tipo de documento”, escolha “formulário” e, no campo “complemento do tipo de documento”, coloque desarquivamento;
          Em formato, escolha “nato-digital”;
          Clique em “adicionar” e em “peticionar”.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Acesse o site](http://sei.protocolo.mj.gov.br/)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              4.Acompanhar o pedido

              O desarquivamento será processado em até 30 dias. Para pedir informações sobre o processo, basta consultar os canais de atendimento da Coordenação-Geral do Conare.

              CANAIS DE PRESTAÇÃO
              • Tipo: e-mail
              • Descrição: conare@mj.gov.br
              DOCUMENTAÇÃO
                CUSTOS
                  TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

                  30 dias-corridos

                  Outras Informações

                  Quanto tempo leva?

                  Informações adicionais ao tempo estimado

                  Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

                  Este serviço é gratuito para o cidadão.

                  Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

                  Este é um serviço do(a) Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/235881

                  Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

                  O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

                  Urbanidade;
                  Respeito;
                  Acessibilidade;
                  Cortesia;
                  Presunção da boa-fé do usuário;
                  Igualdade;
                  Eficiência;
                  Segurança; e
                  Ética

                  Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

                  O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

                  Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

                  Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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