Comunicações e Transparência Pública
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Última Modificação: 18/03/2024
O que é
As manifestações sobre os serviços do Inmetro são analisadas pela equipe da Ouvidoria do Inmetro e, sempre que necessário, são redirecionadas para as áreas responsáveis. Os resultados diretos são as respostas direcionadas ao cidadão e os indiretos os relatórios de gestão, onde as manifestações se transformam em instrumento de gestão na melhoria dos serviços prestados.
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Iniciar a manifestação
Ao acessar o [sistema](https://www4.inmetro.gov.br/ouvidoria/faca-sua-manifestacao), você deverá escolher que tipo de manifestação quer fazer (denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou pedido de simplificação).
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição:
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Identificar-se
Você será enviado à página de identificação, onde deverá fazer login ou criar uma senha para acessar o sistema, caso ainda não possua. Esse cadastro será utilizado para que você possa registrar outras manifestações no futuro.
Atenção: No caso das denúncias e reclamações há a possibilidade de não se identificar, mas somente usuários identificados podem acompanhar os trâmites e receber resposta.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição:
DOCUMENTAÇÃO
- Os dados pedidos são nome completo, gênero, tipo e número de documento de identificação a sua escolha, faixa etária, cor/raça, telefone, email e endereço. Apenas nome e email são obrigatórios.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
3.Descrever manifestação
Detalhar sua manifestação, podendo incluir, caso possua e deseje, anexos que ajudem a fundamentá-la. Os anexos podem ser documentos, imagens, arquivos em PDF, planilhas, entre outros. Além disso, irá identificar a UF e município onde ocorreu o fato.
Selecione o assunto, se souber e desejar.
Avance a página, revise sua manifestação e clique em concluir.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição:
DOCUMENTAÇÃO
- Documentação que fundamente a manifestação, caso desejar.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
4.Receber protocolo e acompanhar a manifestação
Após clicar no botão concluir, você receberá um número de protocolo. Usuários que escolherem cadastrar conta poderão acompanhar o andamento das suas manifestações informando nome de usuário e senha.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição:
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
5.Receber resposta
Após a análise da manifestação, o Inmetro encaminhará a resposta por meio do sistema, onde você poderá consultá-la.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição:
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança; e
Ética