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Calibração, processos e experimentos

Solicitar o Desenvolvimento de Programa de Acreditação

18 de março de 2024
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Ciência e Tecnologia
Assistência Especializada > Calibração, processos e experimentos


Avaliações: 59% (128)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Ciência e Tecnologia Assistência Especializada > Calibração, processos e experimentosO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Solicitar novo serviço de acreditaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Realizar análiseCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Divulgar resultadoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

A acreditação é definida na norma internacional ABNT NBR ISO/IEC 17011 como “atestação de terceira parte relacionada a um organismo de avaliação da conformidade (3.4), comunicando a demonstração formal da sua competência para realizar tarefas específicas de avaliação da conformidade”.

O desenvolvimento de programa de acreditação consiste em preparar o Inmetro para oferecer a acreditação de um novo serviço de avaliação da conformidade, que será executado por um laboratório, por um organismo de certificação e/ou inspeção, por um provedor de ensaio de proficiência ou por um produtor de material de referência.
A primeira etapa é uma análise da viabilidade de novos programas de acreditação. Caso o serviço seja considerado viável, o Inmetro elabora as condicionantes do programa que deverão ser atendidas como, por exemplo: credenciamento de profissionais, treinamento de pessoal, atualização de sistemas, atualização de documentos e publicação do serviço no site do Inmetro.

Política para o desenvolvimento de novos programas de acreditação:

a) O novo programa deve ser, de fato, uma atividade de “avaliação da conformidade”.
A avaliação da conformidade é formalmente definida como “demonstração de que requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo são atendidos”. Ela pode ser representada por qualquer tipo de atividade de “avaliação” independente, como, por exemplo: ensaio, calibração, verificação, certificação (de sistemas de gestão, produtos, pessoas) e/ou inspeção.

b) O novo programa deve seguir requisitos internacionalmente reconhecidos ou requisitos nacionais que ofereçam um nível equivalente de confiança.
A acreditação deve ser realizada segundo requisitos reconhecidos. Esses requisitos devem fornecer o nível de confiança requerido, de tal forma que a abordagem seja compatível com a adotada para outras atividades de avaliação acreditadas. Os requisitos internacionais incluem, mas não estão limitados a:
– ABNT NBR ISO/IEC 17020
– ABNT NBR ISO/IEC 17021-1
– ABNT NBR ISO/IEC 17024
– ABNT NBR ISO/IEC 17025
– ABNT NBR ISO/IEC 17065
– ABNT NBR ISO/IEC 17043
– ABNT NBR ISO 17034

c) O novo programa deve ter o apoio das partes interessadas relevantes.
Quando uma nova área de atividade é proposta por um único solicitante de acreditação (ex. um organismo de certificação), é responsabilidade do solicitante fornecer evidência que demonstre à Cgcre que o esquema/atividade tem o apoio das partes interessadas relevantes e que essas partes tiveram a oportunidade de opinar no desenvolvimento do esquema/atividade.

Quem pode utilizar este serviço?

Organismo de avaliação da conformidade, empresas, organizações públicas, universidades, associações, entre outros.

Etapas para a realização deste serviço

1.Solicitar novo serviço de acreditação

Para a solicitação de desenvolvimento de um programa de acreditação, é necessário preencher um formulário e encaminhar documentação pertinente que auxilie na análise da solicitação, como por exemplo, procedimento de avaliação da conformidade, procedimento de qualificação de profissionais que realizarão o serviço de avaliação da conformidade, artigo publicado em periódico indexado, resultado de consulta às partes interessadas, etc.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: [Acesse o site](http://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=5507)
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Realizar análise

      A equipe do Inmetro verificará se a solicitação atende à Política de Desenvolvimento de Programa de Acreditação e se é referente a uma nova norma de acreditação, ainda não disponível. Poderão ser solicitados documentos técnicos e/ou informações adicionais. Nesta etapa também será avaliada a necessidade de realizar projeto piloto, com a finalidade de confirmar e adequar às regras do novo programa de acreditação.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: [Acesse o site](http://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=5507)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Divulgar resultado

          A equipe do Inmetro gerará o Parecer Técnico sobre a Ampliação da Acreditação (PTAA), com resultado da análise. O solicitante terá acesso a parte do conteúdo do parecer que contém informação sobre o resultado final do desenvolvimento. O resultado será divulgado à sociedade por meio do sítio do Inmetro, facebook, twitter, etc.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: [Acesse o site](http://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=5507)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              Outras Informações

              Quanto tempo leva?

              Informações adicionais ao tempo estimado

              Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

              Este serviço é gratuito para o cidadão.

              Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

              Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/240

              Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

              O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

               

              + Urbanidade;
               

              + Respeito;
               

              + Acessibilidade;
               

              + Cortesia;
               

              + Presunção da boa-fé do usuário;
               

              + Igualdade;
               

              + Eficiência;
               

              + Segurança; e
               

              + Ética.

              Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

              O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

              Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

              Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​

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