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Última Modificação: 18/03/2024
O que é
A verificação de um instrumento de medição que não foi anteriormente verificado se chama verificação inicial. Ela deve ser realizada antes do instrumento ser comercializado, e geralmente é executada nas dependências dos fabricantes ou importadores.
Após o instrumento entrar em uso, são realizadas as verificações subsequentes, que incluem:
– verificações periódicas: realizadas em intervalos de tempo determinados nos respectivos regulamentos técnicos metrológicos de cada instrumento de medição;
– verificação após reparo: realizadas após um instrumento de medição ter sido submetido a um reparo ou manutenção;
– verificação voluntária: realizada por solicitação do proprietário.
ATENÇÃO:
Os procedimentos a seguir se aplicam às empresas dos estados de Goiás, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Para os demais estados, o serviço deverá ser solicitado diretamente ao órgão delegado pelo Inmetro, no Estado correspondente. Informações para contato estão disponíveis no link [www4.inmetro.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/localizacao/por-estados](https://www4.inmetro.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/localizacao/por-estados)
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Realizar contato com o setor responsável
As informações de tipo de instrumento, local de uso, quantitativo e demais características do mesmo devem ser informadas de forma a melhor direcionar o atendimento. O contato deve ser realizado preferencialmente por e-mail, através de um dos endereços listados abaixo.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: Goiás:
Verificação de instrumento em campo (onde o instrumento está instalado): [getec@inmetrogo.gov.br](mailto:getec@inmetrogo.gov.br)
Verificação de instrumento em laboratório (instrumento enviado para o Inmetro): [selab@inmetrogo.gov.br](mailto:selab@inmetrogo.gov.br)
Verificação de veículo-tanque rodoviário em Anápolis: [geana@inmetrogo.com.br](mailto:geana@inmetrogo.com.br)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Entregar os instrumentos ou receber a visita de verificação
Após a realização do contato inicial e do agendamento do serviço (se for o caso), os instrumentos devem ser enviados para o local designado ou deve-se aguardar a visita da equipe. A execução dos serviços de verificação dos instrumentos de medição exige análise de documentos, inspeções visuais e funcionais, ensaios, entre outros procedimentos para constatar a conformidade do instrumento em relação aos requisitos do regulamento técnico metrológico aplicável.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: presencial
- Descrição: Externo
No local onde o instrumento encontra-se em uso, em produção, em comercialização ou em funcionamento.
Goiás
SURGO – Sede
Rua 148, s/n, Setor Sul, Goiânia – GO.
Grupo de Gestão de Anápolis – Geana
Avenida Daia Qd 8 Modulo 3, Anápolis – GO.
Grupo de Gestão de Brasília – Gebra
SIG, Quadra 1, Lote 985, 1º andar, Setor de Indústrias Gráficas – Centro Empresarial Parque Brasília, Brasília – DF
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
- Taxa de Serviço Metrológico (Lei nº 12.249/2010, atualizado pela Portaria Interministerial MF/MDIC nº 44/2017) – R$
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
3.Receber o resultado da verificação
Se o instrumento for aprovado, há emissão do Certificado de Verificação ou fixação da Marca de Verificação, ou na emissão de Notificação de Reprovação, conforme regulamentação técnica vigente.
Quando não é possível entregar o certificado logo após a realização da verificação, a emissão é realizada após procedimento definido em legislação específica sobre o instrumento. Uma vez emitido, o solicitante recebe aviso para retirar o documento no Inmetro, ou recebê-lo por e-mail.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: e-mail
- Descrição: Goiás:
[getec@inmetrogo.gov.br](mailto:getec@inmetrogo.gov.br)
Distrito Federal:
[selab.df@inmetrogo.gov.br](mailto:selab.df@inmetrogo.gov.br)
DOCUMENTAÇÃO
- Documentos definidos em legislação específica sobre o instrumento.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança; e
Ética