Saúde e Vigilância Sanitária
Rede de Atendimento à Saúde > Atendimento Especializado
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Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Por se tratar de uma instituição de ensino, o atendimento é feito de forma prioritária aos alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
A DIAU realiza avaliação audiológica de todos os alunos do instituto e também atende à comunidade, do recém-nascido ao idoso de todo o Brasil.
O atendimento é estendido ao público externo somente quando há vagas disponíveis.
A avaliação audiológica se dá através dos seguintes testes:
Audiometria infantil; audiometria tonal e vocal; imitanciometria; [emissões otoacústicas evocadas](https://www.ines.gov.br/index.php/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=102) (“teste da orelhinha”); audiometria de potenciais evocados de tronco cerebral; indicação e adaptação de prótese auditiva.
Também é feita a orientação aos responsáveis sobre a surdez e o encaminhamento pedagógico e fonoaudiológico quando necessário.
Para marcação de consulta o interessado deverá ligar para (21) 2285-6263, ou (21) 2285-7597 ramal 126, e fazer o agendamento.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [diau@ines.gov.br](mailto:diau@ines.gov.br)
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Agendar atendimento
Alunos:
– De segunda a quinta
Público externo:
– Às sextas-feiras a partir das 10 horas
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: presencial
- Descrição: Instituto Nacional de Educação de Surdos – Divisão de Audiologia – Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro/RJ.
DOCUMENTAÇÃO
- Carteirinha do instituto (para alunos)
- CPF (público externo)
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Comparecer à consulta ou ao exame
Na data marcada para atendimento, comparecer no horário marcado sem atrasos.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: presencial
- Descrição: Instituto Nacional de Educação de Surdos – Divisão de Audiologia – Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro/RJ
DOCUMENTAÇÃO
- Alunos: Carteirinha do instituto
- Público externo:
– CPF
– Na primeira consulta comprovante de residência.
– Para teste da orelhinha, carteira de vacinação e comprovante de residência.
CUSTOS
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Outras Informações
Quanto tempo leva?
Informações adicionais ao tempo estimado
Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança; e
Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
O atendimento é por hora marcada.