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Reforma Agrária

Solicitar Regularização de Ocupante em Assentamento

18 de março de 2024
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Agricultura e Pecuária
Cadastramento e Certificação > Reforma Agrária


Avaliações: 85% (13)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Agricultura e Pecuária Cadastramento e Certificação > Reforma AgráriaO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Acessar o serviçoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Preencher formulário e anexar documentosCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

Permite ao interessado requerer a regularização da ocupação e da exploração de um lote em assentamento da reforma agrária.

O serviço destina-se à família que ocupa lote em assentamento sem autorização do Incra em área de reforma agrária criada antes de 22 de dezembro de 2014. É necessário comprovar também a exploração do lote anterior a 22 de dezembro de 2015.

O interessado deve obrigatoriamente se enquadrar nos requisitos de admissão do Programa de Reforma Agrária, previstos na Lei 8.629 de 1993.

É necessário ter ou criar uma conta gov br para acessar o serviço. Não é possível utilizar a conta gov br de outra pessoa.

[Saiba mais sobre a conta gov br.](https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/)

Quem pode utilizar este serviço?

O cidadão ou a família que ocupa lote em assentamento da reforma agrária sem autorização do Incra.

Etapas para a realização deste serviço

1.Acessar o serviço

Acessar a página da [Plataforma de Governança Territorial](https://pro-pgt-incra.estaleiro.serpro.gov.br/pgt/home) do Incra.

Conectar com a conta gov br e depois selecionar o serviço Solicitação de Regularização de Ocupantes.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: Acessar a  [Plataforma de Governança Territorial](https://pro-pgt-incra.estaleiro.serpro.gov.br/pgt/home).

    Conectar com a conta gov br e selecionar o serviço Solicitação de Regularização de Ocupantes na área personalizada.

DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Preencher formulário e anexar documentos

      Após acessar o serviço com a conta gov br, na página do formulário de solicitação, conferir os dados do interessado e informar o CPF do Cônjuge, se for o caso.

      Preencher os dados do assentamento e contatos pessoais.

      Anexar os documentos comprobatórios indicados no formulário.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: Para acessar o formulário, é necessário estar conectado na [Plataforma de Governança Territorial ](https://pro-pgt-incra.estaleiro.serpro.gov.br/pgt/home)com a conta gov br do interessado e selecionar o serviço Solicitação de Regularização de Ocupantes.
      DOCUMENTAÇÃO
      • Anexar documentos comprobatórios no formulário de solicitação de regularização do ocupante:

        Comprovante de Data de Ocupação;
        Comprovante de Emancipação;
        Comprovante de Cargo Público Compatível;
        Extrato da Receita Federal;
        Extrato CNIS;
        Comprovante de Estado Civil;
        Certidão de Nascimento dos Filhos;
        Outros.
         

        [Confira a descrição e a especificação dos documentos.](https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria/incra-documentos-regularizacao-ocupante.pdf)

      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        3 dias-uteis

        Outras Informações

        Quanto tempo leva?

        Informações adicionais ao tempo estimado

        Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

        Este serviço é gratuito para o cidadão.

        Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

        Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/1799

        Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

        O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

        Urbanidade;
        Respeito;
        Acessibilidade;
        Cortesia;
        Presunção da boa-fé do usuário;
        Igualdade;
        Eficiência;
        Segurança; e
        Ética

        Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

        O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

        Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

        Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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