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Formação

Solicitar a carência estendida para médicos financiados pelo FIES

18 de março de 2024
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Saúde e Vigilância Sanitária
Pesquisa, Formação e Capacitação > Formação


Avaliações: 57% (61)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Saúde e Vigilância Sanitária Pesquisa, Formação e Capacitação > FormaçãoO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Realizar cadastro do profissionalCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Solicitar a carênciaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Comunicar ao FNDECANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

Serviço visa conceder a extensão do prazo de carência dos contratos de financiamento do FIES para médicos residentes em áreas prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde.

Quem pode utilizar este serviço?

Médico residente que esteja credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, com matrícula ativa em Programa de Residência Médica e na Instituição a que está vinculado, cursando uma das 19 especialidades prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde, esteja adimplente com o FIES na data de solicitação e com o contrato FIES na fase de carência.

Etapas para a realização deste serviço

1.Realizar cadastro do profissional

Acessar o sistema FIESmed, entrar na aba “Abatimento/Carência Estendida” e informar na aba “adesão do profissional” CPF, data de nascimento, email e senha. O sistema só aceitará o CPF do médico se ele estiver apto ao abatimento, ou seja, adimplente com o Fies, na fase contratual adequada e na condição de válida no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Após cadastrado, o médico receberá um e-mail para a confirmação do cadastro.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição:
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Solicitar a carência

      Após a confirmação do cadastro, o profissional deve acessar o sistema, com login (que é o seu CPF) e senha cadastrados. Clique em “Carência”, “Nova Solicitação”, concordar com os dados apresentados e “Solicitar Carência estendida”.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição:
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Comunicar ao FNDE

          Após a solicitação pelo médico, o Ministério da Saúde comunicará a condição de “apto para a carência estendida” ao FNDE, que, por sua vez, comunicará ao Agente Financeiro competente, que pode ser Caixa Econômica ou Banco do Brasil, dependendo do contrato feito pelo estudante.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web
          • Descrição: A comunicação entre as entidades envolvidas é realizada eletronicamente via sistema.
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              Outras Informações

              Quanto tempo leva?

              Informações adicionais ao tempo estimado

              Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

              Este serviço é gratuito para o cidadão.

              Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

              Este é um serviço do(a) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/253

              Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

              O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

              Urbanidade;
              Respeito;
              Acessibilidade;
              Cortesia;
              Presunção da boa-fé do usuário;
              Igualdade;
              Eficiência;
              Segurança; e
              Ética

              Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

              O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

              Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

              Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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