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Apoio técnico e financeiro

Obter apoio financeiro para implementação de projetos de fluoretação de água para consumo humano

18 de março de 2024
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Saúde e Vigilância Sanitária
Rede de Atendimento à Saúde > Apoio técnico e financeiro


Avaliações: 100% (3)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Saúde e Vigilância Sanitária Rede de Atendimento à Saúde > Apoio técnico e financeiroO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Conhecer critérios de seleção para proponentesCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Cadastrar proposta para solicitação de apoioCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Celebrar instrumento de repasseCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Receber repasse conforme execução e prestação de contas do instrumento celebradoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

Apoio financeiro para projetos de estruturação de sistemas de fluoretação de águas destinadas ao consumo humano, com o objetivo de proporcionar adequação dos sistemas e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água aos teores de flúor toleráveis, dentro do padrão de potabilidade da água estabelecido na legislação vigente, com vistas à promoção da saúde pública e prevenção de doenças.

Foto: Controle de dosagem de solução de fluossilicato para ação de fluoretação.![Controle de dosagem de solução de fluossilicato para ação de fluoretação](https://repositorio.funasa.gov.br/bitstream/handle/123456789/648/Fluoreta%C3%A7%C3%A3o-%C3%A1gua-carta-de-servicos.jpg)Foto: Arquivo/Funasa.

Quem pode utilizar este serviço?

Municípios (pessoas jurídicas de direito público) responsáveis por Sistemas (SAA) ou Soluções Alternativas Coletivas (SAC) de abastecimento de água para consumo humano.

Etapas para a realização deste serviço

1.Conhecer critérios de seleção para proponentes

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) publica ato administrativo (Portaria, Edital de Chamamento Público, divulgação de carta-consulta, etc.) com o objetivo de dar publicidade aos critérios de seleção ou de simples cadastro para proponentes que desejarem obter recursos federais consignados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a ação. Estes devem ficar atentos aos canais de comunicação para tomar conhecimento das regras e prazos estabelecidos, bem como cadastrar projeto de solicitação de apoio.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web-consultar
  • Descrição: [http://www.funasa.gov.br](http://www.funasa.gov.br/)
DOCUMENTAÇÃO
  • Ato administrativo publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgado nos canais de comunicação (site institucional e perfil do órgão nas redes sociais).
CUSTOS
    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

    2.Cadastrar proposta para solicitação de apoio

    O proponente deve cadastrar proposta na Plataforma Mais Brasil, protocolando documentação via sistema. O projeto deve abranger os investimentos necessários para que o sistema de fluoretação de águas destinadas ao consumo humano funcione como um todo, em conformidade com as normas vigentes. A proposta será objeto de análise pela área técnica da Funasa quanto à adequação e a coerência de seus objetivos ao programa institucional, associado à disponibilidade orçamentária.

    CANAIS DE PRESTAÇÃO
    • Tipo: web-inscrever-se
    • Descrição:
    DOCUMENTAÇÃO
    • Certidões de cartório;
    • CNPJ;
    • Comprovante de endereço/residência;
    • Documentos técnicos (proposta/ plano de trabalho, projetos, declarações, licenças, anotações de responsabilidade técnica e outros de acordo com portarias específicas);
    • Termo de capacidade técnica e gerencial; e
    • Declaração de contrapartida, quando couber.
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      3.Celebrar instrumento de repasse

      Após a aprovação da Proposta/Plano de Trabalho pela área técnica, a Funasa deve gerar um número de Convênio, Termo de Execução Descentralizada (TED) ou contrato de repasse, conforme o caso, na Plataforma Mais Brasil e instruir processo administrativo, com Número Único de Protocolo (NUP), além de realizar a geração da Unidade Gestora de Transferência Voluntária – UGTV, do empenho, a abertura da
      conta bancária, o registro da TV-SIAFI, o registro da assinatura e a publicação do instrumento.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web-acompanhar
      • Descrição:
      DOCUMENTAÇÃO
      • A relação de documentos necessários encontra-se disponível para consulta nas páginas eletrônicas:

        , e
        .

      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        4.Receber repasse conforme execução e prestação de contas do instrumento celebrado

        A execução do projeto será objeto de acompanhamento pelas áreas técnicas de Saúde Ambiental e Administração de uma Superintendência Estadual da Funasa. Os recursos serão liberados após aprovação do início das obras/serviços e a cada f ase de entregas parciais, conforme plano de trabalho. O convenente deverá apresentar informações/documentações quando necessário e os técnicos da Funasa realizarão visitas para fins de acompanhamento da execução física e financeira do instrumento de repasse.

        CANAIS DE PRESTAÇÃO
        • Tipo: web-consultar
        • Descrição:
        DOCUMENTAÇÃO
        • Outros documentos, conforme informações disponíveis na página eletrônica .
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          Outras Informações

          Quanto tempo leva?

          Informações adicionais ao tempo estimado

          Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

          Este serviço é gratuito para o cidadão.

          Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

          Este é um serviço do(a) Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/2207

          Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

          O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

          Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

          O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

          Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

          Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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