Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal Gov Br
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Portal Gov BrPortal Gov Br
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Apoio e registro de ações

Obter apoio financeiro para implementação de projetos de sistemas de manejo de resíduos sólidos

18 de março de 2024
Compartilhar

Saúde e Vigilância Sanitária
Prevenção > Apoio e registro de ações


Avaliações: 70% (46)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Saúde e Vigilância Sanitária Prevenção > Apoio e registro de açõesO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Conhecer critérios de seleção para proponentesCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Cadastrar proposta para solicitação de apoioCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Apresentar projeto de engenhariaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Celebrar instrumento de repasseCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA5.Receber repasse conforme execução e prestação de contas do instrumento celebradoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

Apoio financeiro na execução de infraestrutura, aquisição de veículos e equipamentos para implantação e/ou melhorias de projetos de sistemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, com a coleta e disposição adequada em aterros sanitários; sistemas de reciclagem, com a coleta e manejo em unidades de recuperação de materiais secos; e sistemas de tratamento de resíduos orgânicos, com a coleta e manejo em unidades de compostagem e outras tecnologias apropriadas.

Foto: Caminhão compactador financiado pelo convênio entre a Funasa e o Consórcio Intermunicipal do Complexo das Nascentes do Pantanal (MT).![](https://repositorio.funasa.gov.br/bitstream/handle/123456789/651/Foto%202-%20Caminh%C3%A3o%20compactador.jpg)
Crédito: Arquivo/Funasa.

Quem pode utilizar este serviço?

Estados e municípios (pessoas jurídicas de direito público) com população até 50 mil habitantes, exclusive Regiões Metropolitanas (RM) ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDE); e

Etapas para a realização deste serviço

1.Conhecer critérios de seleção para proponentes

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) publica ato administrativo (Portaria, Edital de Chamamento Público, divulgação de carta-consulta, etc.) com o objetivo de dar publicidade aos critérios de seleção ou de simples cadastro para proponentes que desejarem obter recursos federais consignados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a ação. Estes devem ficar atentos aos canais de comunicação para tomar conhecimento das regras e prazos estabelecidos, bem como cadastrar projeto de solicitação de apoio.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web-consultar
  • Descrição: [http://www.funasa.gov.br](http://www.funasa.gov.br/)
DOCUMENTAÇÃO
  • Ato administrativo publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgado nos canais de comunicação (site institucional e perfil do órgão nas redes sociais).
CUSTOS
    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

    2.Cadastrar proposta para solicitação de apoio

    O proponente deve cadastrar proposta/plano de trabalho na Plataforma Mais Brasil, protocolando documentação via sistema. Para ser aprovado, o projeto a ser financiado deve propor soluções integradas para o sistema de manejo de resíduos sólidos que contemplem etapa útil. A proposta/plano de trabalho será objeto de análise pela área técnica da Funasa quanto à adequação e a coerência de seus objetivos ao programa institucional, associado à disponibilidade orçamentária.

    CANAIS DE PRESTAÇÃO
    • Tipo: web-inscrever-se
    • Descrição:
    DOCUMENTAÇÃO
    • Certidões de cartório;
    • CNPJ;
    • Comprovante de endereço/residência;
    • Declaração de Capacidade Técnica e Gerencial;
    • Declaração de contrapartida, quando couber; e
    • Demais documentos dispostos no [Manual de Orientações Técnicas para Elaboração de Propostas para o Programa de Resíduos Sólidos.](https://repositorio.funasa.gov.br//handle/123456789/538)
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      3.Apresentar projeto de engenharia

      O proponente deve apresentar projeto de engenharia, com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, conforme prazo estabelecido em norma que dispõe sobre as transferências de recursos da União. O projeto deverá estar em conformidade com o Manual de Orientações Técnicas para Elaboração de Propostas para o Programa de Resíduos Sólidos da Funasa e, em caso específico e aceite desta, poderá ser enviado após a etapa de celebração do instrumento de repasse.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web-inscrever-se
      • Descrição:
      DOCUMENTAÇÃO
      • Memorial de cálculo;
      • Representações gráficas;
      • Planilha orçamentária;
      • Plano de Sustentabilidade;
      • Cronograma físico-financeiro;
      • Mecanismos de cobrança que garantam a sustentabilidade econômico-financeira, nos termos da Lei nº 11.445/2007; e
      • Demais documentos dispostos no [Manual de Orientações Técnicas para Elaboração de Propostas para o Programa de Resíduos Sólidos.](https://repositorio.funasa.gov.br/handle/123456789/538)
      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        4.Celebrar instrumento de repasse

        Após a aprovação da Proposta/Plano de Trabalho pela área técnica, a Funasa deve gerar um número de Convênio (ou de contrato de repasse) na Plataforma Mais Brasil e instruir processo administrativo, com Número Único de Protocolo (NUP), além de tomar providências para realizar a geração da Unidade Gestora de Transferência Voluntária – UGTV, a geração de empenho, a solicitação da abertura da conta bancária, o registro da TV-SIAFI, o registro da assinatura e o registro da publicação do Convênio.

        CANAIS DE PRESTAÇÃO
        • Tipo: web-acompanhar
        • Descrição:
        DOCUMENTAÇÃO
        • A relação de documentos necessários encontra-se disponível para consulta nas páginas eletrônicas:

          , e
          .

        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          5.Receber repasse conforme execução e prestação de contas do instrumento celebrado

          A execução do projeto/plano de trabalho será objeto de acompanhamento pelas áreas técnicas de Engenharia e Administração de uma Superintendência Estadual. Os recursos serão liberados após aprovação do início das obras/serviços e a cada fase de entregas parciais, conforme plano de trabalho. O convenente deverá apresentar informações/documentações quando necessário e os técnicos da Funasa realizarão visitas para fins de acompanhamento da execução física e financeira do instrumento de repasse.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: web-consultar
          • Descrição:
          DOCUMENTAÇÃO
          • Outros documentos, conforme informações disponíveis na página eletrônica .
          CUSTOS
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            Outras Informações

            Quanto tempo leva?

            Informações adicionais ao tempo estimado

            Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

            Este serviço é gratuito para o cidadão.

            Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

            Este é um serviço do(a) Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/2207

            Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

            Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

            Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

            Compartilhar este artigo
            Facebook Twitter Email Copy Link Print
            Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
            Love0
            Angry0
            Wink0
            Happy0
            Dead0

            Você pode gostar também

            Realizar teste para COVID-19 da UFPA

            18 de março de 2024

            Encontrar informações atualizadas sobre o coronavírus (Covid-19)

            18 de março de 2024

            Obter apoio financeiro para implementação de projetos de sistemas de drenagem e manejo ambiental de águas pluviais

            18 de março de 2024

            Obter apoio financeiro para implementação de projetos de coleta e reciclagem de materiais

            18 de março de 2024

            Obter apoio técnico e financeiro para implementação de projetos de elaboração de planos de segurança da água

            18 de março de 2024

            Obter apoio financeiro para implementação de projetos de melhorias sanitárias domiciliares

            18 de março de 2024
            Portal Gov BrPortal Gov Br