Saúde e Vigilância Sanitária
Fiscalização > Planos de Saúde
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Última Modificação: 18/03/2024
O que é
Quem pode utilizar este serviço?
Etapas para a realização deste serviço
1.Pesquisar Planos de Saúde para realizar Portabilidade de Carências ou Migração.
Selecionar a opção “Portabilidade de Carências” ou Selecionar a Opção “Caso não possua CPF clique AQUI”
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Acesse o site](https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/pages/inicial.xhtml)
DOCUMENTAÇÃO
- Dados pessoais do consumidor, comprovante de adimplência, comprovante de tempo de permanência no plano anterior.
CUSTOS
- gratuito – R$ 0,00
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
2.Selecionar plano de interesse sem CPF
Caso tenha acessado com a sua conta no Gov.Br, o sistema já identificará seus vínculos. Caso estejam corretos, basta escolher o vínculo do qual deseja realizar Portabilidade de Carências ou Migração. Caso estejam desatualizados ou com qualquer incorreção, basta informar o registro da operadora e do plano de origem nos campos específicos e clicar em “próximo”..
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Acesse o site](https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/pages/inicial.xhtml)
DOCUMENTAÇÃO
CUSTOS
- gratuito – R$ 0,00
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3.Acessar sem CPF
Caso tenha escolhido a opção de acessar sem o CPF, basta informar sua data de nascimento e logo após o registro da operadora e do plano de origem nos campos específicos e clicar em “próximo”.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
- Tipo: web
- Descrição: [Acesse o site](https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/pages/inicial.xhtml)
DOCUMENTAÇÃO
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4.Formalizar solicitação de portabilidade
Informar: -Se o vínculo está ativo (caso seja perguntado) – Motivo da portabilidade; – Confirmar ou retificar a data de adesão do beneficiário na operadora de origem; – Informar local (Estado e Município) onde deseja contratar o plano de destino; – Informar o valor pago no plano atual (quando for solicitado); – Especificar a operadora ou plano de saúde que deseja contratar/aderir (caso seja da vontade do beneficiário); – Clicar em “Próximo
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- Descrição: [Acesse o site](https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/pages/inicial.xhtml)
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5.Selecionar os filtros
Selecionar os “Filtros” com as informações do plano que deseja contratar: – Tipo de Contratação; – Cobertura; – Abrangência Geográfica; – Acomodação; – Coparticipação ou Franquia; – Modalidade de Pagamento; – Faixa de preço desejada; – Clicar em “Pesquisar”; 6) A partir dos resultados apresentados, selecione o plano de interesse.
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- Descrição: [Acesse o site](https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/pages/inicial.xhtml)
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6.Emitir Protocolo
Na tela seguinte será exibido o relatório com as características do plano de origem e do plano de destino escolhido, sendo permitida a sua impressão ao final da tela. Clique em continuar para seguir para a página de emissão de protocolo.
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- Descrição: [Acesse o site](https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/pages/inicial.xhtml)
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7.Consultar andamento
Preencha os dados solicitados e clique em “Gerar protocolo”. Guarde o número de seu protocolo para eventuais consultas. O andamento de seu protocolo pode ser consultado no item “Consulta de Protocolo” disponível na página inicial do Guia de Planos (https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/pages/inicial.xhtml).
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- Descrição: [Acesse o site](https://www.ans.gov.br/gpw-beneficiario/pages/inicial.xhtml)
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8.entrar em contato com operadora de interesse
Preencha a Pesquisa de Satisfação para avaliar o serviço disponibilizado. De posse da documentação exigida para a Portabilidade ou Migração, do relatório e do protocolo emitidos pelo Guia de Planos, entre em contato com a Operadora do plano de destino escolhido para formalizar sua solicitação de Portabilidade de Carência ou Migração
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Outras Informações
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Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança; e
Ética