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Vida Financeira

Verificar autenticidade de documentos enviados pelo atendimento do BC

18 de março de 2024
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Finanças, Impostos e Gestão Pública
Sistema Financeiro e Mercado > Vida Financeira


Avaliações: 30% (33)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Finanças, Impostos e Gestão Pública Sistema Financeiro e Mercado > Vida FinanceiraO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Escolher tipo de documentoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Validar documentos enviados por correspondênciaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Validar documentos enviados por e-mailCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA4.Receber resultado da verificaçãoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

Certidão que comprova que o documento enviado pela área de atendimento ao cidadão do Banco Central é verdadeiro. A verificação é feita incluindo o código que aparece no documento.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa física ou jurídica

Etapas para a realização deste serviço

1.Escolher tipo de documento

Informe o tipo de documento enviado pelo Banco Central que você quer autenticar (correspondência ou e-mail).

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: web
  • Descrição: Acesse[ aqui](https://www3.bcb.gov.br/rdr/consultaComunicacao.do?method=entrada).
DOCUMENTAÇÃO
  • Documento enviado pelo setor de atendimento do BC com o código de validação.
CUSTOS
    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

    2.Validar documentos enviados por correspondência

    Informe o código e o CEP do destinatário.

    CANAIS DE PRESTAÇÃO
    • Tipo: web
    • Descrição: Acesse [aqui](https://www3.bcb.gov.br/rdr/consultaComunicacao.do?method=entrada).
    DOCUMENTAÇÃO
    • Para validar no sistema, você deve informar:

      Código de validação do documento enviado pelo setor de atendimento do BC; e
      CEP do destinatário.

    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      3.Validar documentos enviados por e-mail

      Informe o código e o e-mail do destinatário.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: web
      • Descrição: Acesse [aqui](https://www3.bcb.gov.br/rdr/consultaComunicacao.do?method=entrada).
      DOCUMENTAÇÃO
      • Para validar no sistema, você deve informar:

        Código de validação do documento enviado pelo setor de atendimento do BC com o código de validação; e
        E-mail do destinatário.

      CUSTOS
        TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

        4.Receber resultado da verificação

        Caso o documento seja autêntico, será exibida uma mensagem informando que os dados inseridos correspondem a um documento enviado pelo setor de atendimento e o conteúdo do documento poderá ser conferido no link que será apresentado.

        CANAIS DE PRESTAÇÃO
        • Tipo: web
        • Descrição: Acesse [aqui](https://www3.bcb.gov.br/rdr/consultaComunicacao.do?method=entrada).
        DOCUMENTAÇÃO
          CUSTOS
            TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

            Outras Informações

            Quanto tempo leva?

            Informações adicionais ao tempo estimado

            Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

            Este serviço é gratuito para o cidadão.

            Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

            Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil (BCB). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/89

            Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

            Urbanidade;
            Respeito;
            Acessibilidade;
            Cortesia;
            Presunção da boa-fé do usuário;
            Igualdade;
            Eficiência;
            Segurança; e
            Ética

            Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

            Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei n° 10.048/00.

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