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Serviços Adicionais

Conhecer os itens de segurança do dinheiro brasileiro

18 de março de 2024
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Finanças, Impostos e Gestão Pública
Sistema Financeiro e Mercado > Serviços Adicionais


Avaliações: 60% (3363)
Última Modificação: 18/03/2024

Contents
Finanças, Impostos e Gestão Pública Sistema Financeiro e Mercado > Serviços AdicionaisO que éQuem pode utilizar este serviço?Etapas para a realização deste serviço1.Instalar o aplicativoCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA2.Identificar uma cédulaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA3.Conferir a autenticidade da cédulaCANAIS DE PRESTAÇÃODOCUMENTAÇÃOCUSTOSTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAOutras InformaçõesQuanto tempo leva?Informações adicionais ao tempo estimadoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoInformações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoInformação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

O que é

Conheça melhor as cédulas brasileiras e aprenda a identificar os diversos itens de segurança presentes nas duas famílias de cédulas do Real.

Com o uso da câmera fotográfica do celular, o aplicativo identifica uma cédula e mostra os itens de segurança. Ao conferir esses itens, você consegue saber se uma cédula é verdadeira ou falsa.

O aplicativo não analisa se uma nota de Real é autêntica, apenas ajuda a identificar e conhecer os itens de segurança.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa física.

Etapas para a realização deste serviço

1.Instalar o aplicativo

Instale o aplicativo Dinheiro Brasileiro em seu celular.

CANAIS DE PRESTAÇÃO
  • Tipo: aplicativo-movel
  • Descrição: [Android ](http://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.bcb.mobile.android.cambiolegal)ou  [iOS](https://itunes.apple.com/us/app/cambio-legal/id651739700?mt=8)
DOCUMENTAÇÃO
    CUSTOS
      TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

      2.Identificar uma cédula

      Acesse a câmera fotográfica do celular, centralize o verso da cédula na tela e espere o aplicativo fazer a identificação. Você também pode escolher a cédula que deseja na lista disponível no aplicativo.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO
      • Tipo: aplicativo-movel
      • Descrição: [Android ](http://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.bcb.mobile.android.cambiolegal)ou [iOS](https://itunes.apple.com/us/app/cambio-legal/id651739700?mt=8)
      DOCUMENTAÇÃO
        CUSTOS
          TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

          3.Conferir a autenticidade da cédula

          Clique na cédula que você deseja e verifique os itens de segurança na cédula que tem em mãos: Marca-d’Água, Faixa Holográfica, Alto-Relevo, Número Escondido, Imagem Latente, Registro Coincidente, Elementos Fluorescentes, Quebra-Cabeça, Número que Muda de Cor e Fio de Segurança.

          O aplicativo orienta a como reconhecer o elemento de segurança.

          O aplicativo não identifica se uma nota de Real é verdadeira, apenas ajuda a conhecer e conferir os itens de segurança. A identificação é feita por você.

          CANAIS DE PRESTAÇÃO
          • Tipo: aplicativo-movel
          • Descrição: [Android ](http://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.bcb.mobile.android.cambiolegal)ou [iOS](https://itunes.apple.com/us/app/cambio-legal/id651739700?mt=8)
          DOCUMENTAÇÃO
            CUSTOS
              TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

              Outras Informações

              Quanto tempo leva?

              Informações adicionais ao tempo estimado

              Caso o serviço esteja fora de ar, o cidadão poderá contatar diretamente a área para saber sobre as etapas de sua solicitação

              Este serviço é gratuito para o cidadão.

              Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

              Este é um serviço do(a) Banco Central do Brasil (BCB). Em caso de duvidas, reclamações ou sugestões, favor, contactá-lo: http://estruturaorganizacional.dados.gov.br/id/unidade-organizacional/89

              Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

              O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

              Urbanidade;
              Respeito;
              Acessibilidade;
              Cortesia;
              Presunção da boa-fé do usuário;
              Igualdade;
              Eficiência;
              Segurança; e
              Ética

              Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

              O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

              Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

              Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

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